Linha 40 – Linha do Litoral
Linha do Litoral é um nome genérico para o conjunto de linhas e ferrovias que, sob a coordenação da Leopoldina, ligava o Rio de Janeiro a Vitória. Há um raro carimbo ambulante de 1932 apresentado abaixo que confirma o serviço nessa linha.
Linha 41 – Ramal de Niterói
Vimos que a linha 35 – E F Cantagalo tinha inaugurado seu primeiro trecho entre Porto das Caixas e Cachoeiras de Macacu em 1860. Estava claro que a ferrovia precisava de conexão com a Corte para melhor desempenho logístico. A construção contornando a Baía era tecnicamente inviável (só ficaria pronta em 1926 como vimos), de modo que a conexão por mar via Niterói parecia a melhor solução. Para tanto, organizou-se a Cia Ferro Carril Niteroiense em 1871. A estação inicial, Sant’Anna de Maruhy, é desse ano; a imagem é de mapa de 1914 e mostra também o porto anexo da “EFLR”.
Não constam carimbos ambulantes nessa linha
Agencias Ferroviárias
O trecho foi entregue em 1874. Guaxindiba é a única agencia tipo A que tenho notícia. Note que a estação terminal Visconde de Itaboraí era vizinha a Porto dos Caixas.
Linha 42 – Ramal do Rio Bonito
O trecho rio Bonito a Macaé foi autorizado em 1885 e entregue em 1888.
Não tenho conhecimento de carimbos ambulantes.
Agencias Ferroviarias
Linha 43 – Estrada de Ferro Macaé e Campos
A Cia E F Macae e Campos foi autorizada em 1871. Em 10 de agosto de 1874 foi inaugurado o trecho entre Imbetiba e Carapebus e completado o percurso até Campos no ano seguinte. A estação central foi inaugurada em Campos em 13 de junho de 1875 e a agencia postal é de 19 de fevereiro de 1871.
Correio Ambulante
Bastante atuante nessa linha, conforme se observa na tabela de tipos e nas imagens a seguir.
Imagens de carimbos
Agencias Ferroviarias
A estação de Santana/Cabiúnas (43.05) tem uma interessante história contada no município de Macaé que pode ser vista aqui.
A estação de Santa Fé de Macabu (43.08) também tem uma história detalhada no município de Quissamã que pode ser vista aqui.
© 2014-2020 agenciaspostais.com.br