Itaocara

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MUNICÍPIO DE ITAOCARA

Suas origens estão ligadas ao estabelecimento, em 24 de novembro de 1824, do Curato de São José de Leonissa da Aldeia da Pedra, subordinado a Campos dos Goytacazes. Em 21 de março de 1850 a região foi incorporada ao município de São Fidelis (que havia sido há pouco desmembrado de Campos); o distrito assim formado recebeu o nome de Itaocara. Em 28 de outubro de 1890 o distrito foi emancipado mantendo o nome.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


A ESTRADA DE FERRO DO CANTAGALO

Uma das mais importantes ferrovias do estado, a E F do Cantagalo foi concebida para integrar o interior fluminense durante a época áurea do café. Seu traçado original saiu em 1860 do Porto das Caixas em Itaboraí chegando a Macuco em 1876. Durante as obras  decidiu-se prolongar a ferrovia até o rio Paraíba com a construção do chamado Ramal de Portela, com origem na estação de Cordeiro.

O ramal chegou a Cantagalo ainda em 1876 e a São Jose de Leonissa (antiga Aldeia da Pedra) em 1882 às margens do rio Paraíba, em frente à barra do rio Pomba. Essa estação era considerada a ponta da linha, uma vez que estava próxima à zona privilegiada da E F Santo Antonio de Padua que vinha pela margem esquerda do Paraíba [1] . Enquanto rolava a controvérsia jurídica, a linha ainda foi prolongada até a estação de Barra do Pomba, 3 km mais à frente, que foi inaugurada no final de 1886 [2]  se tornando assim a nova ponta de linha, como se vê no mapa [3],  pelo menos até a inauguração de Portela, como veremos adiante.

Na outra margem, município de Cambuci, estava a estação de Tres Irmãos da rival EF Padua, inaugurada em 1880. Se havia restrições político-econômicas para entroncar as duas ferrovias, do ponto de vista dos Correios era óbvio cruzar o rio com as malas postais. De fato, as licitações de condução de malas de 1886 a 1888 entre Leonissa e Tres Irmãos passaram, nos exercícios de 1889 e 1890 a ser de Barra do Pomba a Tres Irmãos. Enquanto isso, decidiu-se pelo prolongamento da linha até até Portella, onde a linha chegou em março de 1890 e sua agencia criada em abril seguinte.

Isso nos traz à sempre interessante discussão se os dois extremos do roteiro de malas seriam agencias ou não. Sabemos que Leonissa já possuía agencia desde 1833 e Tres Irmãos desde 1881. Não tenho no entanto notícias oficiais sobre Barra do Pomba. Mas neste caso, creio fazer todo o sentido que houvesse uma agencia pelo menos entre 1889 e 1890. Eu a cataloguei com o numero ERJ 513A.

As estradas de ferro nunca foram entroncadas e a ponte – rodoviaria – só foi construída bem mais tarde.

Notas e informações
[1] matéria no Diario de Noticias, ed. 17/10/1885
[2] um interessante anuncio de um hotel na estação Tres Irmãos, que se propunha a transportar passageiros entre aquela estação e Barra do Pomba, nos indica que já estava em operação a estação  (Gazeta de Noticias 20/11/1886)
[3] mapa postal de 1888 Hemeroteca da BN

O ARRAIAL DE CONCEIÇÃO DA ESTRADA NOVA

  1. História

Atual distrito do município de Itaocara, Estrada Nova tem uma movimentada história própria. Diferentemente das demais regiões de Itaocara, que integraram  os municípios de Campos e depois São Fidelis, esta pertenceu no passado a Cantagalo. O texto a seguir é baseado na matéria histórica publicada no autointitulado “site independente criado em 2003, para divulgar a cidade e eventos de toda a região” e pode ser visto em: https://www.itaocararj.com.br/estrada-nova/

Estrada Nova, situada no sudeste do Município de Itaocara, nasceu com o nome de “Arraial do Tatu”, em território pertencente ao município de Cantagalo. Em 1853 foi construída a Capela de Nossa Senhora da Conceição no arraial que já se chamava “Itapexirica” (ou Itapecerica). Em 1859 o arraial passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição da Estrada Nova em referência à abertura uma estrada de rodagem de Cantagalo a São Fidélis, onde existia importante porto fluvial para escoamento da sua importante produção de café.

Em 10 de setembro de 1890 foi criado o Distrito de Nossa Senhora da Conceição da Estrada Nova e anexado ao Município de Cantagalo, abrangendo também o território do atual distrito de Laranjais. Em 28 de outubro de 1890 houve a emancipação administrativa do Município de Itaocara e, por reivindicação da população, o Distrito de N.S. da Conceição de Estrada Nova foi desanexado de Cantagalo passando a Itaocara na categoria de 2° Distrito, com o nome de Conceição de Estrada Nova.

Em 3 de outubro de 1903 a Câmara de Itaocara reivindicou à Assembléia Legislativa a transferência da sede do 2° Distrito para Laranjeiras, hoje Laranjais, o que aconteceu em 1906. A razão é que cultura da cana-de-açúcar já substituira o café e o engenho que industrializava o produto se localizava em Laranjeiras que, importante lembrar, possuía desde 1881 estação ferroviária da EF Cantagalo. Em 22 de novembro de 1924 criou-se o Distrito de Estrada Nova, desmembrando-o de Laranjeiras e ordenado como 5° Distrito.

O ciclo da cana chegou ao fim com o fechamento da referida usina, o que causou grande êxodo populacional. Daí em diante passou-se a viver o ciclo do boi, predominante até hoje. De toda essa história gloriosa, quase nada mais resta. Fora da rota ferroviária, o progresso mudou de local.

2. As agencias postais

ERJ 525A – Arraial da Conceição (1873-1879)

Diario do Rio de Janeiro, ed. 6/12/1873 (Imagem da hemeroteca da BN)

Segundo nota na imprensa reproduzida acima, sob rubrica da Diretoria Geral dos Correios, uma agencia postal foi criada em 6 de dezembro de 1873 “no logar denominado Arraial da Conceição no município de Cantagalo”. Quanto ao nome da agencia, as rotas de malas postais indicam “Arraial da Conceição” entre 1874 e 1876 e “Arraial da Conceição da Estrada Nova” de 1877 a 1878. Veja na imagem abaixo carta de 1877 com carimbo com esse nome.

Carta de Arraial da Conceição para S. Paulo datada de 18 de julho de 1877. Reprodução da coleção de Fuad Ferreira Filho

ERJ 526 – Conceição da Estrada Nova (1879 – 1963)

O relatório Agencias do Imperio publicado em 1885 aponta 1879 como a data de criação da agencia “Conceição da Estrada Nova”, o que nos faz supor que a agencia Arraial da Conceição tem novo nome. Já o Guia Postal de 1880 e o mapa postal de 1888 se referem simplesmente a “Conceição” e o Guia Postal de 1906, bastante detalhado, traz o verbete “Conceição da Estrada Nova (antiga Itapecerica), arraial-agencia”; não encontrei vestígios dessa Itapecerica…

ERJ 527 – Estrada Nova (1963 – 1999)

O Guia Postal de 1963 traz o verbete “Estrada Nova, antiga Conceição de Estrada Nova”. Esta seria fechada por volta de 1999 e substituída por uma AGC de mesmo nome, que está ainda ativa.


GUAPEMIRIM (ERJ 519)

R. Koester em seu trabalho de carimbologia apresenta, com muita reserva, um curioso exemplar legendado Guapimirim (estação) datado fevereiro de 1879. Ele está mostrado abaixo, nas imagens da agencia. Pesquisei sobre o assunto e concordo com RK, pois não há nenhuma prova da existência de agência postal ou estação nessa data.

Guapemirim, também grafado Guapimirim ou Guapy-Mirim, era a  bem conhecida freguesia de N.S. da Ajuda de Guapimirim em Magé, datada de 1755. Apesar de hoje ser um município, só veio a ter uma estação ou agência com seu nome por volta de 1940.

A segunda Guapemirim é esta de Itaocara, que ganhou uma agência em 1º de março de 1891, novo nome da anterior Batatal criada em 3 de agosto de 1889. Já a estação foi inaugurada em 1882. Já se vê que a data do carimbo não faz sentido, seja pela estação ou pela agencia. Mas vale o registro, pelo menos não está tão distante. Aguardo comentários dos colegas.


Imagens dos carimbos de Itaocara

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