Itaperuna

itaperuna

MUNICÍPIO DE ITAPERUNA

Tradicional município do noroeste fluminense, sua origem remonta à Freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola, criada a 23 de agosto de 1853, subordinada a Campos dos Goytacazes. Em 24 de novembro de 1885 a região foi emancipada, tornando-se o município de Natividade de Itaperuna (que só foi instalado instalado em 04/07/1889). A Lei Provincial n.º 2.921, de 29-12-1887, transfere a sede do povoado de Natividade de Carangola para o Arraial de Porto Alegre, recebendo a denominação de São José do Avaí. Em 6 de dezembro de 1889 foi elevado à categoria de cidade tendo seu nome simplificado para Itaperuna (fonte: IBGE).

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

ITAPERUNA 

Na descrição dos municípios, tenho por norma reproduzir o texto Formação Administrativa do site do IBGE. Acima está o de Itaperuna. Neste caso, porem, vale reproduzir o texto do Histórico copiado do mesmo IBGE referente ao município vizinho de Natividade:

Com o nome de Nossa Senhora da Natividade foi o núcleo populacional transformado em Freguesia, em 1861, e elevado à categoria de Vila em 1885, com o nome de Vila de Itaperuna.
Várias modificações político-administrativas se processam na região, até 1890, quando foi criado Município de Natividade do Carangola, sendo a Sede do povoado elevada, à categoria de Vila.
Município foi extinto um ano depois e restabelecido em 1947.

Eu não os entendi e fico devendo uma pesquisa mais detalhada dos dois municípios. Por enquanto, reproduzo a nota abaixo, que fala de um município S. Jose do Avahy criado na mesma data do Natividade do Carangola. Fico ainda mais confuso.

Itaperuna, historia

Publicado em O Fluminense de 20/06/1889


A LINHA DE CARANGOLA

itaperuna-mapa-politico-1953

Importante fator de desenvolvimento do município, a Linha de Carangola saía da Linha de Campos – Itabapoana em Murundu,  passava por Cardoso Moreira e tinha seu ponto final em Porciuncula, onde chegou em 1886. Na estação de Poço Fundo saía o ramal de mesmo nome que se entroncava com a Linha de Manhuaçu em Patrocinio de Muriae (MG). O mapa de 1953 acima permite visualizar essa rede.


FAZENDA SALGADA ERJ 548

itaperuna-salgado

No campo das curiosidades, vale comentar sobre a Fazenda Salgada, do século XIX. Inicialmente dedicada ao café, hoje dedica-se à agropecuária. No seu entorno desenvolveu-se um povoado, que chegou a contar com venda, farmácia, até um cinema. Uma agência postal com nome de Salgado (ribeirão próximo) funcionou por 50 anos desde 1915. (imagem http://www.institutocidadeviva.org.br/)


Carimbos de Itaperuna

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *