Japeri

japeri-2016

MUNICÍPIO DE JAPERI

As terras onde hoje fica localizada a cidade foram chamadas de Engenho de Pedro Dias, mais tarde Morgado [1] de Belém, que faziam parte da grande sesmaria de quatro léguas contíguas na freguesia da Sacra Família do Caminho Novo do Tinguá.  O distrito de Japeri foi criado em 20 de abril de 1954 subordinado a Nova Iguaçu, do qual foi emancipado em 2 de dezembro de 1991 (IBGE).  

Nota [1]: Morgado: propriedade vinculada que não se podia alienar ou dividir.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

REDE FERROVIÁRIA


CURIOSIDADES, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS


ERJ 566A – Belem, estação
ERJ 566B – Japeri

A agência de Belém foi criada em 1859 e instalada na estação inaugurada em 8 de novembro de 1858 como terminal do segundo trecho da linha da EFDP2. Conta a história que a estação era para ser o terminal do primeiro trecho, mas um temporal acabou por destruir parte da linha, deixando para Queimados a honra de ser a ponta da linha. Importante entroncamento ferroviário, era também local da  estação da E. F. Melhoramentos (futura Linha Auxiliar após ser comprada pela EFCB).

Estação de Belem em 1928

Estação de Belem em 1928  (www.estacoes ferroviarias.com.br)

Em meados dos anos 40 a estação foi renomeada Japeri e a agência adotou também esse novo nome. Em 1991, o distrito de Japeri, até então subordinado a Nova Iguaçu, foi emancipado formando o município de Japeri.

 

 


Agencias terceirizadas na sede do município (não tenho imagens)

ERJ 566C – ACF Ennie
ERJ 566E – AGF Mensageiro da Paz

 


ERJ 566D – Engenheiro Pedreira (1971)

Esta estação fica entre Queimados e Belém, como se vê no quadro ferroviário. Teve agencia por algum tempo, embora inaugurada bem depois da estação. A imagem é anterior à emancipação, daí a legenda “Nova Iguaçu”.


© 2011-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado agosto 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *