O CORREIO CENTRAL no período PÓS-SECÇÕES
Nota-se nos anos 1950 o paulatino abandono da estrutura organizacional em seções, com as operações cada vez mais centralizadas na 4a.S Há pouca informação oficial, mas sem dúvida a proximidade da mudança da Capital Federal para Brasília vem afetando os movimentos estruturais. Vejamos o que dizem os Guias Postais mais recentes (o de 1948 não traz o verbete):
O Guia Postal de 1957 (com data de capa 1958) registra o verbete RIO DE JANEIRO DCT – Df – cap, sede do DCT – sede da DR-Df – PT
A seguir o Guia Postal de 1963 registra, ainda com menor clareza: Rio de Janeiro – Gb – cap, sede da DR-Gb. Note que o Correio do Rio era agora uma repartição estadual com a criação do Estado da Guanabara em abril de 1960.
Resumindo, nada leva a crer que existiu uma agencia postal central antes da criação da agencia APT Central do Rio de Janeiro em 1962.
Agencia CENTRAL DO RIO DE JANEIRO (30/11/1962 – )
Conforme a matéria abaixo, que cita uma declaração do chefe da agencia: esta foi criada em 30 de novembro de 1962, “centralizando os serviços existente no saguão” (do edifício dos Correios na rua 1º de Março) (Diario de Noticias, ed. 8 de junho de 63, imagem da hemeroteca da BN).
Vale também mencionar o revelador carimbo no rodapé da pg.10 da publicação Indicador de Zonas do Correio do Estado da Guanabara, publicada em 1963, informando que a 4a.Seção foi renomeada Agencia Central “em ato posterior à confecção deste Guia” (imagem abaixo). O fato é que, paulatinamente, os carimbos utilizados pelo correio central passam a ser os legendados simplesmente Central como veremos a seguir.
OS CARIMBOS
vou apresenta-los em 2 partes:
- Carimbos com legenda “Central” sobre os quais falamos acima
- Carimbos com legenda “Rio de Janeiro” que também foram gerenciados pelo Correio Central. Sobre esses, há um estudo específico que está no menu Estudos de Carimbologia
***
PARTE 1 – Carimbos Central do Rio de Janeiro
Nota de carimbologia: A primeira imagem mostra um carimbo sobre quadra circulado em 1966. Sua legenda superior é Rio de Janeiro, que não era usada desde 1940. O tipo é oT11, sendo 1966 a data mais recente de desse tipo. É portanto estranho e fora de contexto. Pena não estar sobre envelope.
Note-se que os primeiros carimbos tem legenda Central + turmas de coleta. Faz sentido, pois assim eram os anteriores da 4a. secção.
Agencia Central, carimbos de serviço (expressos, registrados e aéreos)
Carimbos mecânicos – franqueadores da agencia central
Carimbos mecânicos obliteradores e propagandísticos da agencia central
PARTE 2 – carimbos mecânicos franqueadores “Rio de Janeiro”
Cabe um esclarecimento sobre os carimbos mecânicos franqueadores com legenda Rio de Janeiro no período 1925 a 1960. Começo por dizer que não existiu nenhuma agencia “Rio de Janeiro” nesse período até a criação da agencia Central do Rio de Janeiro em 1962 como vimos acima.
Então, como justificar esses carimbos mecânicos? O artigo abaixo está no menu Carimbologia e trata em profundidade esse tema. É só clicar para acessar.
© 2016-2021 agenciaspostais.com.br (rev maio 2021)