Agencia Central do RJ (1962 – )

O CORREIO CENTRAL no período “PÓS-SECÇÕES”

A partir dos anos 1940 nota-se o paulatino abandono da estrutura organizacional em seções, com as operações cada vez mais centralizadas na 4a.Secção. Há pouca informação oficial, mas sem dúvida a proximidade da mudança da Capital Federal para Brasília ceve ter infleunciado os movimentos estruturais. Vejamos o que dizem os Guias Postais mais recentes (o de 1948 não traz o verbete):

O Guia Postal de 1957 (com data de capa 1958) registra o verbete RIO DE JANEIRO DCT – Df – cap, sede do DCT – sede da DR-Df – PT

A seguir o Guia Postal de 1963 registra, ainda com menor clareza: Rio de Janeiro – Gb – cap, sede da DR-Gb. Note que o Correio do Rio era agora uma repartição estadual com a criação do Estado da Guanabara em abril de 1960.

Resumindo, nada leva a crer que existiu uma agencia postal central antes da criação da agencia APT Central do Rio de Janeiro, conforme veremos a seguir

 

Agencia CENTRAL DO RIO DE JANEIRO (30/11/1962 – )

A matéria abaixo, publicada na imprensa, traz comentários do sr. Osvaldo Ferreira Rosa,  chefe da nova Agencia Central do DCT:

  • deveria ter sido criada 30 anos atrás ( ! )
  • a agencia começou a funcionar em 30 de novembro de 1962, por ato do diretor geral “centralizando os serviços existente no saguão” (do edifício central dos Correios na rua 1º de Março)

(Diario de Noticias, 8 de junho de 63, hemeroteca da BN)

Vale também mencionar o revelador carimbo manual no rodapé da pg.10 da publicação Indicador de Zonas do Correio do Estado da Guanabara, publicado em 1963, informando  que a 4a.Seção foi renomeada Agencia Central “em ato posterior à confecção deste Guia” (imagem abaixo). O fato é que, paulatinamente, os carimbos utilizados pelo correio central passam a ser os legendados simplesmente  Central como veremos a seguir.

Comentário pessoal: é curioso eu somente ter encontrado a data de criação da agencia central da capital do estado num “comentário” público do gestor. Acrescente-se isso ao rodapé que se refere a um “ato posterior”. Penso que isso se atribui ao ambiente de mudança da Capital Federal para Brasilia e à constituição de um novo estado a se organizar do zero. Mesmo assim…


OS CARIMBOS

 

Vou apresenta-los em 2 partes:

  1. Carimbos com legenda “Central” sobre os quais falamos acima (MRJ 167)
  2. Carimbos com legenda “Rio de Janeiro” que também foram gerenciados pelo Correio Central (MRJ 168)*. Sobre esses, há um estudo específico que está no menu Estudos de Carimbologia

(*) a agencia MRJ 168 oficialmente não existe; eu a numerei somente para diferenciar as franquias “Rio de Janeiro” das regulares da Central MRJ 167.

***

PARTE 1 – Carimbos Central do Rio de Janeiro

Introdução

Fica patente a semelhança dos últimos carimbos da 4a. Seção com os primeiros da Central, onde somente as letras 4a.S foram trocadas por CENTRAL.

 

Imagens da agencia

A fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro foi decretada pelo presidente Ernesto Geisel em 12 de julho de 1974, pela Lei Complementar nº 20, e implantada a partir de 1º de março de 1975. Nota-se que os carimbos T20 que aparecem a seguir trazem novas legendas “Agencia Central” e “Rio de Janeiro”.

Agencia Central, carimbos de serviço

 

Carimbos mecânicos – franqueadores da agencia central

Para tentar melhorar as imagens pouco contrastadas da pagina abaixo.

Carimbos mecânicos obliteradores e propagandísticos da agencia central

 


PARTE 2 – carimbos mecânicos franqueadores “Rio de Janeiro”

Cabe um esclarecimento sobre os carimbos mecânicos franqueadores com legenda Rio de Janeiro no período 1925 a 1975.

Começo afirmando que não existiu nenhuma agencia “Rio de Janeiro” nesse período. Então, como justificar as legendas desses carimbos mecânicos? O artigo abaixo está no menu Carimbologia e trata em profundidade esse tema. É só clicar para acessar.

Franquias Mecanicas “Rio de Janeiro”

Imagens dos carimbos

O tipo 138 possui uma variante impressa em bobinas. Eles podem ser reconhecidos por ser denteados nas laterais. Além disso, são impressos em papel com marca ultravioleta pré-impressa que pode ser lida em iluminação UV. Foi o que fiz para obter as imagens que aparecem em azul.

Continuando, agora com o tipo 140

Carimbos obliteradores T96 (antigo tipo G neste trabalho)


Nota de carimbologia: Possuo um estranho carimbo sobre quadra circulado em 1966. Suas grandes esquisitices:

    • a legenda Rio de Janeiro apareceu em carimbos das “secções” até 1940; depois, nunca mais, sendo essa a única exceção;
    • o carimbo tipo 11 foi usado principalmente nos anos 1940 e início anos de 1950; este é de 1966 (o último que conheço)

Está portanto bem fora de contexto; se não é espúrio, nem sei onde deveria estar classificado, pois não faz o menor sentido entre os da Central. Fica o registro para análise futura (pelo menos aqui, entre os carimbos de franquia com legenda Rio de Janeiro, ele parece mais à vontade…)


© 2016-2023 agenciaspostais.com.br (rev setembro de 2023)