Macuco

macuco

MUNICÍPIO DE MACUCO

Sua origem está ligada ao distrito de Macuco, criado em 10 de setembro de 1890 e subordinado a Cantagalo. Em 9 de maio de 1891 o distrito foi emancipado como município de Macuco, extinto em 3 de junho de 1892 e voltando a ser distrito de Cantagalo. Quando da criação do município de Cordeiro, o distrito de Macuco foi anexado a ele em 31 de dezembro de 1943. Finalmente, em 28 de setembro de 1995, o município de Macuco foi definitivamente estabelecido. É o menor do estado do Rio, com pouco mais de 5500 habitantes. 

AGÊNCIAS POSTAIS

 

REDE FERROVIÁRIA

A EF do Cantagalo (Linha 35) foi originalmente projetada para ter Macuco como fim de linha. Ao chegar a Cordeiro, no entanto, decidiu-se prolongá-la para Cantagalo. Assim, de Cordeiro sairiam dois “ramais”: o de Portela, na direção do rio Paraíba (Linha 36) e o de Macuco.


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


 

ERJ 612 – Macuco

macuco-mapa-politico-1953

O desenvolvimento de Macuco deve-se principalmente ao Barão de Nova Friburgo, responsável pelo projeto da malha ferroviária para escoar a produção cafeeira de suas fazendas para o Rio de Janeiro em meados de 1860. Bernardo Clemente Pinto, cantagalense, adicionou ramais à primitiva ferrovia, prosperando a região de Macuco. O povoamento teve origem nos arredores fazenda Cordeiro graças aos fluxos de colonização que se dirigiram para a localidade de Macuco e, também, de Cordeiro (fonte wikipedia). O mapa acima, de 1953, permite a visão dos dois ramais.


ERJ 612A – Paraíso de Macuco

Paraíso é bairro de Macuco, próximo à sede. Uma agencia postal funcionou de 1920 a 1931. Não possuo imagens.

 


ERJ 613 – Val de Palmas

Val de Palmas é uma localidade do município no traçado do Ramal de Macuco que aí construiu uma estação em 1876. Nessa lugar ficava uma das antigas fazendas do município, a Val de Palmas, hoje em ruínas (foto de Julio Thomaz). A Prefeitura de Macuco tem um programa de visitação dessas antigas fazendas. . A agencia é de 1910.


© 2011-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado agosto de 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.