Marica

MUNICÍPIO DE MARICÁ

Freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Maricá foi estabelecida a 12 de janeiro de 1755 e subordinada a Cabo Frio. Já o município foi criado em 26 de maio de 1814 com o nome de Vila de Santa Maria de Maricá, desmembrado de Cabo Frio. Finalmente, em 27 de dezembro de 1889 foi elevada a cidade com o nome simplificado para Maricá.

AGÊNCIAS POSTAIS

REDE FERROVIÁRIA

A Estrada de Ferro Maricá

Aberta em 1899, a linha ligou a região de Maricá (e posteriormente a Região dos Lagos) à capital da província, dando novo impulso à economia da região. A estação de Nilo Peçanha em Ponta Negra foi a última a ser aberta em 1906 em território de Marica. A EF Maricá é a linha 58 no capítulo de Correio Ferroviário deste site. A página pode ser vista clicando neste link.

O mapa de 1953 ilustra o trajeto apresentado na tabela acima.


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


ERJ 644 – Marica
ERJ 645 – ACF Roberto Silveira

As seis principais agências de Maricá estiveram todas em locais servidos pela EF Maricá. Além disso, houve uma febre de AGC – Agencias Comunitárias nos anos 2000 quando esse modelo foi adicionado pelos Correios. Nove foram criadas e seis estão ativas (consultar planilha acima).


ERJ 646 – Itapeba, estação (1889-1907)

A estação foi inaugurada em 28/07/1889 conforme tabela de horários publicada pela EF Maricá. A agencia postal foi criada em seguida, a 8 de outubro, e instalada no próprio prédio da estação, o que mostra a dependência do povoado com a estação. Nenhuma das duas teve vida longa. A agencia foi fechada por volta de 1907 e a estação ficou vários períodos sem funcionar.


ERJ 650 – Ponta Negra (1870-1963)

O bairro fica na divisa com o município de Saquarema. A EF Marica, que avançava devagar, finalmente chegou à região e aí inaugurou a estação “Nilo Peçanha” em 10 de maio de 1906. A estação não tomou o nome do local porque homenageava o então governador do estado, a quem se atribuiu a liberação dos recursos para que a linha avançasse. Peçanha era natural de Campos dos Goytacazes e assumiria a presidência da República em 1909 como vice de Afonso Pena.

A agência “Ponta Negra” já existia desde 1870 e foi fechada por volta de 1963, na mesma época em que foi desativado esse trecho da EF Marica.


ERJ 652 – Posse (1860-1880)

Encontrei Posse assinalada em mapas desde 1860, possivelmente ligada a uma usina de açúcar no local. O detalhe do mapa de 1892 apresentado acima também a registra. Isso explicaria a existência de uma agencia de 1869 a 1880. Anos depois, aparece como sede do distrito (veja item a seguir).Trata-se da segunda agencia mais antiga do município. Não tenho imagens.

ERJ 651 – Manoel Ribeiro (1976-2002)

Primeiro distrito de Maricá desde 1892, quando esta foi elevada à categoria de Cidade; chamou-se originalmente Ubatiba e receberia ao longo do tempo vários nomes: Flamengo (1921), Posse (1926), Itapeteiú (1943) e finalmente Manoel Ribeiro (1964).
A análise dos documentos e mapas da época revela que Ubatiba, Posse, Itapeteiú e Manoel Ribeiro são localidades geograficamente distintas e devem ter sido sede do distrito em momentos político-econômicos diferentes.

Itapeteiú receberia estação por volta de 1948. Vários autores, inclusive a Wikipedia e Ralph Giesbrecht (“estaçõesferroviarias.com.br”), consideram esse o nome original da Estação Manoel Ribeiro. Não concordo com eles, pois os documentos não corroboram essa tese. A extensa matéria do JB de 24/6/1901 se refere à inauguração, no dia anterior, “do trecho compreendido entre Maricá e a Posse, perto do rio Olaria, (…) até chegar à Posse, cuja estação receberá o nome de Manuel Ribeiro”.

Creio que a matéria deixa claro que a estação teve o nome Manuel Ribeiro desde a inauguração. Há ainda o mapa de 1953 no topo da página mostra em destaque (próximo à dobra do mapa)  o local da povoação e estação a meio caminho entre Maricá e Manoel Ribeiro. Por último, uma visão “oficial”:  a tabela de horários da EF Maricá para maio de 1902 apresentando no rodapé os horários do “Prolongamento” a Manoel Ribeiro.

Por outro lado, não tenho notícia de agencia Manoel Ribeiro nessa época. Ela só apareceria no GP de 1976, quando a linha já havia sido desativada.


ERJ 654 – São Jose de Marica
ERJ 655 – São Jose do Imbassai, estação
ERJ 656 – AGC São Jose do Imbassai, AGC

Onde hoje se localizam o povoado de São José de Imbaçaí e a fazenda São Bento, fundada em 1635 pelos padres beneditinos, surgiram os primeiros núcleos de povoação em Maricá. Às primitivas populações desses dois núcleos deve-se a construção da primeira capela em terras maricaenses, destinada ao culto de Nossa Senhora do Amparo. Os habitantes da região aos poucos se deslocaram para a outra margem da lagoa, que possuía clima mais saudável. Nesse novo local teve origem a Vila de Santa Maria de Marica (texto do IBGE).
O local teve também estação ferroviária inaugurada como “Imbassahy” em 1889. A agencia postal pioneira é anterior, criada em 1880 e hoje ativa como AGC. Sem imagens.


ERJ 657 – Inoã
ERJ 658 – AGC Inoã

Inoã é distrito de Maricá desde 1926. Foi também a primeira estação da linha da EF Maricá em território do município, inaugurada em 1889. A agencia postal já existia no local desde 1876 e está ativa no forma de AGC.


A agencia Sitio do Buraco

Sempre aparecem surpresas nos antigos documentos. Desta vez, o colega Fabio Monteiro me envia uma nota veiculada no Relatório Ministerial de 1834 que traz a seguinte informação: ” A agencia do Sitio do Buraco, pertencente ao município de Maricá, foi abolida por desnecessária.”

Não consegui encontrar menção à agencia, tampouco o local. Se foi desativada em 1833, só pode ter sido criada por volta de 1830, pois a agencia da sede do município é de 1829. Quem sabe um dia aparece.

 


© 2011-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado agosto de 2021)

1 pensou em “Marica

  1. Olá Paulo
    Sobre o carimbo de Ponta Negra. Aparentemente é um carimbo de círculo único, contudo nessa época não eram utilizados esse tipo de carimbo, o que nos remete a uma possibilidade de mutilação do círculo interno. Como a agência já existia no império é possível que o carimbo tenha sido originalmente um 3LA2 e em 1/1/1900 tenha passado para 3LA4 por reforma do datador. Não conheço nenhum caso de eliminação de círculo interno durante o processo de “atualização” do datador. É apenas uma possibilidade, pois uma agência como essa no início do século XX não devia ter quase nenhum volume de cartas e os círculos externo e interno devem ter permanecido intactos, assim é fundamental que se localize mais carimbos dessa agência para tentar descobrir o que realmente aconteceu. Abraço Victor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *