Linhas 29/30 Grão-Pará

 

Linha 29 – Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará

A Linha 28 – EF Mauá construiu o trecho até a Raiz da Serra em 1856 onde parou por falta de recursos para construir o trecho da serra. Em 1879 novos sócios organizaram a Cia E F Príncipe do Grão-Pará [2] cujos estatutos foram aprovados em 1881. O objeto do contrato da Grão-Pará consistia na ligação entre a Raiz da Serra e Petrópolis, seguindo até São José do Rio Preto passando por Areal.

Os trabalhos se iniciaram nesse mesmo ano, sendo entregue o trecho até Petrópolis em 1883, ano em que também adquiriu os ativos da E F Mauá. Em 1886 o traçado foi completado até o ponto final, S. José do Rio Preto.

Em 1888 a Companhia foi vendida para a Leopoldina, que, nesse mesmo ano, assinou o contrato para o trecho de Areal até Três Rios. Ver Linha 31.

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O mapa acima apresenta o trecho inicial da EF Mauá até Raiz da Serra. À esquerda no mapa nota-se a EF do Norte vindo de Rosário (Linha 26); esta havia sido constituída em 1883 e em 24 de fevereiro de 1888 se entroncou com a Grão-Pará na nova estação de Entroncamento, futura Piabetá, permitindo a ligação desta à Corte.

Anos depois, em 1926, a EF Norte, já agora Leopoldina, construiria o trecho Rosário – Visconde de Itaboraí, completando a linha em volta da baía (Linha 27, na horizontal embaixo). No cruzamento com o antigo traçado da Mauá, foi construída a estação “Bongaba” que nunca teve agencia postal.

Por curiosidade, segue imagem atual (wikipedia)

Correio Ambulante Linha 29

Existem também carimbos de Petrópolis a Três Rios. Eu os coloquei na Linha 31.

Imagens de carimbos ambulantes da Grão Pará

Agencias Ferroviarias linha 29

Imagens das agencias estão apresentadas nos respectivos municípios.


Linha 30 – Ramal de São Jose do Rio Preto

Em 1885 a EF Grão-Pará assinou o contrato para a extensão da linha de Petrópolis a São José do Rio Preto (que também fazia parte do projeto original). Os trechos Petrópolis-Areal e Areal-São José foram inaugurados em 1886, sendo São José do Rio Preto o ponto terminal.

Convencionou-se denominar as duas linhas que saem de Areal como “ramais”, o Ramal de São José do Rio Preto (linha 30) e o Ramal Areal-Três Rios (linha 31).

Correio ambulante: não tenho registro de carimbos.

Agencias Ferroviarias

Imagens das agencias estão apresentadas nos respectivos municípios.

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