Linha 36 Ramal de Portela

Linha 36 – Ramal de Portela

Vimos na linha 35 que o contrato da E.F. Cantagalo foi rescindido em 1877, com a linha terminada até a estação de Macuco. Persistia porem a intenção de uma ligação ferroviária com o norte do estado e, através de Porciúncula, com o estado do ES. Uma nova concessão seria portanto necessária.

A autorização para o Ramal da Portela, inicialmente conhecido por Ramal Férreo do Cantagalo, veio através de um contrato de 12 de março de 1874 da Presidência da Província ao Visconde de Nova Friburgo para a construção, às suas custas, de uma linha férrea entre Cordeiro e Cantagalo [1], inaugurado em 1 de janeiro de 1876.

Novas autorizações levaram a linha até Santa Rita do Rio Negro (Euclidelândia) em 1878, Laranjais em 1880 e Itaocara em 1882. O trecho final até Portela foi construído em 1890 pela E.F. Macaé e Campos. Quase todas as estações possuíam agencia postal, sendo a de Portela, classe A, criada também em 1890. Nesse ano, a ferrovia e tambem a EF Cantagalo, foram adquiridas pela Leopoldina.

Embora a estação Três Irmãos da linha de Padua estivesse na margem oposta a Portela, a ponte não foi construída e a ligação com o Espirito Santo ficaria mesmo com a Linha do Litoral.

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Correio Ambulante Linha 36

Agencias Ferroviarias Linha 36

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

As imagens estão mostradas nos respectivos municípios.


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