Linha 41 Ramal de Niteroi

Linha 41 – Ramal de Niterói

A E F Cantagalo (Linha 35) tinha inaugurado seu primeiro trecho entre Porto das Caixas e Cachoeiras de Macacu em 1860. Estava claro que a linha precisava de conexão ferroviária com a Corte para melhor desempenho logístico. A construção contornando a Baía era tecnicamente inviável (só ficaria pronta em 1926), de modo que a conexão por ferry-boat via Niterói era a solução tecnicamente possível.

Para a construção da linha (em verde no mapa acima) organizou-se a Cia Ferro Carril Niteroiense, cujos estatutos foram aprovados pelo Decreto N.4748 em 28 de junho de 1871. A estação inicial, Sant’Anna de Maruhy, é desse ano; a imagem é de mapa de 1914 e mostra também o “Porto da EFLR” (Estrada de Ferro Leopoldina Railway) onde carregavam os ferry-boats.

A linha se entroncaria com várias outras na localidade de Visconde de Itaboraí. Note-se que a estação terminal Visconde de Itaboraí era vizinha a Porto dos Caixas.

 

Não constam carimbos ambulantes nessa linha

***

Agencias Ferroviárias

Fonte: estacoesferroviarias.com.br (Ralph Giesbrecht)

O trecho foi entregue em 1874. Guaxindiba é a única agencia tipo A que tenho notícia (N.A.: instalada no edificio da estação).

 

 

©2014-2023 agenciaspostais.com.br (rev. outubro de 2023)