Linha 46 EF Barão de Araruama

Linha 46 – Estrada de Ferro Barão de Araruama (engloba os ramais de Santa Maria Madalena e Manuel de Morais)

O projeto da EF Barão de Araruama (EFBA) foi autorizado em 1876, sendo a companhia organizada pelo Decreto N. 6865 de 23.03.1878 com o ambicioso objetivo de conectar a EF Macaé e Campos (EFMC, linha 43) com a EF Cantagalo (linha 39) na estação de Macuco em Cantagalo [1].


O mapa de 1892 acima (clique para ampliar) reproduz em vermelho o traçado completo do projeto, que, como veremos, nunca foi completado (trecho grifado em verde no mapa). Provavelmente por razões políticas, uma vez que o mapa de 1892 aponta também estrada rodoviária por todo o caminho.

Correio ambulante

Nota-se pelos carimbos a menção a diversos trechos das linhas.

 

Estações ferroviárias

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

O 1º trecho, de Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais), teve a linha entregue pela E. F. Barão de Araruama até Conceição de Macabu em 1878 e no ano seguinte até Triumpho, como se pode ver no mapa.

O 2º trecho, de Triunfo a Manuel de Morais, foi assinado em 8 de fevereiro de 1888 com o engº Aristoteles Ambrosio Gomes Calaça e foi aberto ao tráfego até Ventania em 23 de maio de 1891. Nesse ano as obras foram suspensas e o trecho até Manuel de Morais só seria concluído pela Leopoldina entre 1896 e 1897 (ver 4º trecho).

O 3º trecho entre Trajano de Morais e Santa Maria Madalena teria sido concedido pela lei N. 2909 de 09.12.1887 ao engº Calaça, que inaugurou a estação terminal em Madalena em 05.12.1890.

O 4º trecho, entre Trajano de Morais e Manuel de Morais, que anteriormente fazia parte do segundo trecho, foi construído pela EF Leopoldina entre 1896 e 1897 [3].

Dependendo da época, a linha principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Spence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados [4].

As imagens dos carimbos das agencias postais podem ser vistas nas seus respectivos municípios, indicados na planilha acima.

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CURIOSIDADES SOBRE A REGIÃO


São Francisco de Paula e a família Moraes

O mapa de 1892 já apresentado acima também destaca no terço inferior a importância de São Francisco de Paula nessa época. Não é para menos, pois este era o nome do município criado em 1891 originado da freguesia de mesmo nome existente nesse local desde 1846. Não incluído no traçado da ferrovia, São Francisco entrou em decadência. O município será renomeado Trajano de Morais em 1938, por razões que detalho no artigo sobre municípios extintos ver História Postal, neste site.

No mapa de 1921, vemos que a estação “Villa Aurora” está grafada com destaque, embora Visconde do Imbé conste pequenino entre parênteses. Isso se explica pois Aurora foi sede do município S. Francisco de Paula entre 1919 e 1923 (IBGE). Não há registro de que a estação tenha recebido esse nome.

O local era sede da Fazenda Aurora, uma das mais importantes da região, de propriedade de Jose Antonio de Moraes, Visconde de Imbé, e pai de Trajano de Morais, que nasceu na fazenda.

NA: Não confundir com a homônima estação Aurora da EF Paulista em SP inaugurada em 1889 e esta sim com agencia.

 


Notas e informações
[1] Fonte das datas “A Formação das EF no RJ” de Helio Suêvo.
Para situar o empreendimento no tempo, lembro que a EFMC havia sido construída em 1875 e a estação de “Entroncamento” foi inaugurada na linha em 1878 como inicial da EFBA [2]; na outra ponta, a estação de Macuco foi inaugurada em 1876 como ponta de linha da linha de Cantagalo.

[2] A estação Entroncamento chamou-se originalmente Santa Fé de Macabu e ficava às margens do rio; foi realocada pela construção da EFBA; ela tem uma história curiosa detalhada no município de Quissamã. Em 1897 foi rebatizada Conde de Araruama.

[3] Vale dizer que a história empresarial desse período é conturbada. O que consta? Em 6 de junho de 1890 a EF Barão de Araruama teve sua concessão transferida para a EFL (imagem). Segundo Helio Suêvo, o contrato para o 2º trecho foi concedido ao engº Calaça, que por sua vez o transferiu para a Cia EF Santa Maria Madalena, vendida à Leopoldina em 1907. Calaça aparece como engenheiro ou diretor de todas essas empresas e mesmo como “presidente interino da diretoria” da EF Leopoldina em 1892 (imagem).

[4] Parágrafo reproduzido de estacoesferroviarias.com.br de Ralph Giesbrecht.


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