Linha 46 – Ramal de Santa Maria Madalena ou Estrada de Ferro Barão de Araruama
Linha 47 – Ramal de Manoel de Morais
As duas linhas são naturalmente imbricadas e portanto as descreverei em conjunto.
Na realidade, de 1878 a 1897 os trechos que foram construídos estão assinalados em verde.
No mapa de 1892, assinalei em verde as linhas construidas a partir da EF Macaé e Campos em diagonal no canto inferior direito
O ambicioso projeto original era interligar as linhas Macaé e Campos (linha 43) com a de Cantagalo (linha 35) em Macuco. O mapa de 1892 abaixo traz esse traçado projetado em vermelho, ligando Aurora a Macuco passando por S. Sebastião do Alto. Mas nada disso saiu do papel.
O mapa também destaca pela tipografia a importância de São Francisco de Paula nessa época. Não é para menos, pois este era o nome do município criado em 1891 originado da freguesia de mesmo nome existente nesse local desde 1846. Não incluído no traçado da ferrovia, S. Francisco entrou em decadência. O município será renomeado Trajano de Morais em 1938, por razões que detalho no artigo sobre municípios extintos em História Postal, neste site. Clique para ver.
Vê-se no mapa de 1921 que a estação de Visconde do Imbé (1896) está grafada “Villa Aurora” (embora Imbé esteja pequenino entre parênteses). O local tem esse nome devido à fazenda de mesmo nome, uma das mais importantes da região. Aurora chegou a ser sede do município S. Francisco de Paula de 1919 a 1923 (IBGE). Não tenho registro que a estação tenha recebido esse nome, nem tampouco tido agencia postal. Não confundir com a homônima estação Aurora da EF Paulista em SP inaugurada em 1889 e esta sim com agencia.
Em tempo: Visconde de Imbé é o título de José Antonio de Moraes, fazendeiro falecido em 1890 e pai de Trajano de Morais.
Correio Ambulante
Como se nota, há serviços somente em determinados trechos
Imagens dos carimbos
Agencias Ferroviárias
Autorizada em 1876, a Cia. E. F. Barão de Araruama inaugurou o primeiro trecho até Triunfo em 1879. Nova licitação foi aprovada em 1889 com a Cia. EF Santa Maria Madalena, que entregou em 1891 o trecho até Trajano de Moraes (na verdade, ainda se chamava Ventania). De Trajano partiu o chamado sub-ramal de Santa Maria Madalena com autorização de lei de 1887. O ramal foi entregue em 1890.
Muitas dificuldades levaram a uma revisão do contrato que, aprovado em 1894, permitiram a construção do ramal que passava por Visconde do Imbé [1] e chegava a Manoel de Morais em 19/04/1897. Curiosamente, a agencia postal de Visconde de Imbé foi criada 4 anos antes da inauguração de sua estação.
A Leopoldina Railway assumiu a ferrovia e decidiu não interliga-la à Cantagalo, autorizada pela Camara dos Deputados estadual em 1894.
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