Mendes

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MUNICÍPIO DE MENDES

O distrito de Santa Cruz de Mendes foi criado em 29 de setembro de 1855, subordinado a Piraí. Em 1890 foi criado o município de Barra do Piraí, desmembrado de Piraí, ao qual o distrito de Mendes foi anexado em 10 de março do mesmo ano. Assim permaneceu por mais de 50 anos.  Sua independência veio a 11 de julho de 1952, com o nome simplificado para  Mendes.

AGÊNCIAS POSTAIS

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HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

Segundo a tradição, a ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. O Arraial dos Mendes tem seu primeiro registro em 1847 e a partir daí a vila cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café (fonte: Wikipedia).

O pequeno município foi atravessado pela linha tronco da Central do Brasil e chegou a contar com agencias postais nas quatro estações em seu territorio, como se vê na tabela acima. A construção da estação de Mendes (a velha) data de 1864 e as outras tres são de 1894. O mapa geográfico de 1953 apresenta as estações, com o destaque que possuíam na época. A estação Tunel Grande aparece aqui com nome já modificado para Humberto Antunes.

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A ESTAÇÃO TUNEL GRANDE E A FÁBRICA DE PAPEL

A subida da Serra do Mar exigiu a construção de uma série de 13 túneis pela Estrada de Ferro D. Pedro II. Inaugurado em 1865, o Tunel Grande tem 2236 metros e liga Paulo de Frontin a Mendes. É o maior tunel ferroviário do país. Na saída do tunel, no lado de Mendes, foi construída em 1894 a estação Tunnel Grande, mais tarde Cristiano Ottoni e finalmente Humberto Antunes, nome tambem adotado pela comunidade local.

Por outro lado, a antiga Fábrica de Papel Guttemberg, fundada em 1889 em Mendes, foi o segundo estabelecimento do gênero a ser implantado no Brasil. Em 1923 foi adquirida pelo Conde Alexandre Siciliano que a renomeou Itacolomy. Ela é um exemplo de patrimônio a ser preservado – e está em andamento um projeto de tombamento. Rebatizada mais tarde Companhia Indústria de Papéis e Cartonagem – CIPEC, que chegou a ter mil operários.

A estação Tunel Grande foi aberta para possibilitar a carga e descarga da fábrica, que dispunha para a conexão de uma pequena linha férrea particular com cerca de 3 km de extensão  e tração animal. Em 1912, a linha foi eletrificada e nela passaram a circular pequenos bondes de carga elétricos ou a gasolina (autos de linha) para o transporte de funcionários.

Um testemunho histórico pessoal: meu avô paterno, Henri Pierre Leonard Ruchaud, era um engenheiro frances, especializado em fabricação de papel, que veio nos anos 1910 para o Brasil. Montou diversas plantas em vários estados e, no inicio dos anos 1920, trabalhou nessa fábrica. Minha mãe, Hélène Marie, nasceu em Mendes em 5 de maio de 1921. Lembro-me dela dizendo que, para chegar em casa, havia um trenzinho. Só hoje me dei conta sobre o que ela falava. Uma das imagens abaixo mostra a chácara da fabrica com residências para os gerentes, onde a família pode ter morado. Minha avó era Laura Dalle Nogare, italiana e tambem imigrante. Nessa época, eles já tinham tres filhas. As imagens são do site http://www.portaldemendes.com.br/.

A chacara da fabrica, com residencias para os gerentes.

A chacara da fabrica, com residencias para os gerentes.

O trenzinho para transporte dos funcionários

O trenzinho para transporte dos funcionários

Vista panoramica das instalações

Vista panoramica das instalações

A linha particular para transporte de produtos para a estação.

A linha particular para transporte de produtos para a estação.

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2 ideias sobre “Mendes

  1. Olá. Procuro informações sobre um imóvel que pertenceu a Henri Pierre Leonard Ruchaud em Juiz de Fora, será que você teria? Foi adquirido por ele em 1948. Não sei como entrar em contato para maiores detalhes, se puder me enviar um e-mail, é Pablopcosta@Yahoo.com.br. obrigado.

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