Miracema

miracema

MUNICÍPIO DE MIRACEMA

A origem do município está ligada ao distrito policial de Santo Antônio dos Brotos, criado a 26 de janeiro de 1880, subordinado a Santo Antônio de Pádua; no ano seguinte, a 9 de setembro, deu origem ao distrito de paz de mesmo nome. O distrito foi renomeado Miracema em 13 de abril de 1883. Finalmente, o município de Miracema seria criado a 7 de novembro de 1935, desmembrado de Santo Antônio de Pádua.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


SANTO ANTONIO DOS BROTOS – ERJ 698

O estranho nome desperta a curiosidade. Por isso, fui buscar informações e acabei no site da prefeitura de Miracema. Eis a história que encontrei, resumida [1]:

A colonização do Município de Miracema é atribuída aos esforços de D. Ermelinda Rodrigues Pereira que, segundo a tradição, por volta de 1846 mandou erigir uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Também doou 25 alqueires de terra para a formação da futura freguesia de Santo Antônio, posteriormente Santo Antônio dos Brotos. Deve-se a mudança de nome ao fato de um dos sólidos esteios {de madeira} da capela construída por D. Ermelinda ter brotado, fato que a crendice popular atribuiu a um milagre, acrescentando ao nome do padroeiro Santo Antônio a designação de “dos Brotos”.

O local foi também conhecido por Arraial dos Brotos, citado no roteiro de malas entre Padua e Lage do Muriaé para o exercício de 1884 (aliás, erradamente, como “Brotas”).

[1] http://www.miracema.rj.gov.br/pag.php?p=19


Carimbos de Miracema

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril 2020)

2 pensou em “Miracema

  1. Olá, Fabio
    De fato, o próprio site menciona a data de 1883 como a mudança de nome oficial (fonte: IBGE). As agencias raramente seguem a mesma data, normalmente mais tarde e, as vezes, até antes.
    O Relatorio Agencias do Imperio de 1885 só cita Brotos em 1877.
    Como a tabela do site tem uma data precisa, tenho que consultar meus apontamentos para ver sua fonte. De qq modo, o carimbo é documento que não pode ser ignorado. Volto a você assim que tiver novidades, abrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *