Latécoère

 A Latécoère foi fundada por Pierre-Georges Latécoère em setembro de 1917 em Toulouse, França, com o objetivo de produzir aviões para o esforço de guerra francês na Primeira Guerra Mundial. Oitocentas unidades foram produzidas até o armistício em novembro de 1918. Convencido do futuro da aviação comercial, Latécoère apresenta ao governo francês o projeto de conectar a França à America do Sul e, para tanto, cria a Lignes Aériennes Latécoère que em 1921 muda sua razão social para CGAE – Compagnie Générale d’Enterprise Aéronautique que estende sua linha de Toulouse para Rabat no Marrocos.

Essa empresa tinha entre seus pilotos o escritor Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) que descreveu suas experiências no famoso romance “Voo Noturno” (1931). Ele morreria em um acidente sobre o mar Mediterrâneo durante uma operação de reconhecimento na segunda guerra mundial.

Em 1924 a CGAE inicia tratativas junto ao governo brasileiro para se estabelecer no país e alguns voos de estudo com malas postais são programados. O primeiro voo parte do Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1925 chegando a Buenos Aires dia 15. O voo de volta sai de Buenos Aires em 21 de janeiro de 1925 chegando no Rio de Janeiro dois dias depois.

A operação Latécoère no Brasil foi vendida em 1926 e seu nome alterado para CGA – Compagnie Générale Aéropostale (ver próximo bloco).

A empresa na França continuaria ativa construindo aviões durante a segunda guerra e mais tarde fabricando componentes para a indústria aeronáutica. Em 2004 é aberta a Latécoère do Brasil com uma fábrica em Jacareí-SP, próxima à Embraer, fabricando estruturas, componentes e serviços de engenharia.

Imagens Latécoère

Os carimbos, tanto de emissão quanto de recepção, rezam SERVIÇO AÉREO e (RIO DE JANEIRO BRAZIL) em suas legendas superior e inferior respectivamente. São carimbos históricos, os primeiros a grafar “Serviço Aéreo” no Brasil. Catalogados com o nº AER 1 neste trabalho. Seguem as três imagens.

Envelope postado no Rio de Janeiro e endereçado a Buenos Aires. O selo de franquia postal é um regular $200 vermelho. Não há registro de recolhimento de taxa aérea provavelmente por se tratar de um voo de estudo. O carimbo de postagem é o AER 1 datado 14 JAN 1925. O de recepção em Buenos Aires é datado de 15 de janeiro. (Imagem Orio Massari)

Voo de retorno Buenos Aires – Rio em 21 de janeiro de 1925. O selo de franquia é um regular 5c vermelho tipo “San Martin provavelmente da emissão de 1920 do qual apresento um exemplar usado na mesma época.  O carimbo de recepção no Rio de Janeiro é o mesmo AER 1 datado de 23 de janeiro.(Imagem Orio Massari)

Voo de estudo em 5 de fevereiro do Rio para Recife. Pagou franquia de $300 e o carimbo AER 1 tem essa mesma data. O voo foi interrompido na Bahia em decorrência de acidente (Imagem da coleção de Wady Vidal).


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