ETA – Empresa de Transportes Aereos

A ETA foi fundada no Rio de Janeiro em 10 de agosto de 1928 por sócios brasileiros. O objetivo da empresa era estabelecer linhas aéreas entre o Rio e as cidades de Campos, Vitória e S. Paulo.

Pelo Decreto 18.625 o governo concedeu à ETA autorização nacional de tráfego aéreo, mas somente em 14 de junho autorização para transporte postal aéreo.

Como se vê no raro anúncio publicado em jornais (este no Jornal do Commercio do dia 18/06) a prioridade era Campos, tanto que seu primeiro voo postal regional foi para essa cidade  em 17 de junho de 1929 retornando para o Rio em 21 de junho; desse voo  tenho um envelope que está apresentado na Figura 1.

Em 29 de julho saiu o 1º voo Rio – São Paulo (Figuras 2 e 3).

A autorização para transporte de correspondência foi cassada pelo governo em 20 de fevereiro de 1930, data em que encerrou suas operações. O último voo Rio – S. Paulo foi realizado em 28 de novembro de 1929 (Figuras 4 e 5).

As figuras e parte do texto estão baseadas no opúsculo “ETA – Referencias Históricas” de autoria de Orio Massari.

Figura 1: Envelope para o Rio de Janeiro postado no 1º voo Campos-Rio da ETA. com carimbo “Correio Aereo da ETA”. Pagou $300 de 1º porte interior. A taxa aérea não aparece talvez por ter sido aplicada no verso. Carimbo regular da agencia de Campos datado de 21/VI/1929.

Figura 2: Envelope do Rio para São Paulo pelo 1º voo do “Correio Aereo da ETA” que pagou $300 de 1º porte interior. A taxa aérea foi recolhida com selos oficiais da série Hermes da Fonseca com sobrecarga aérea (emissão de 28.12.1927) no valor de $700. Carimbo oval do Correio Aereo do Rio de Janeiro (AER 2) datado de 29.JUL.1929.

Observação: são curiosas as diferenças entre os envelopes das Figuras 2 e 3, postados na mesma data; a minha interpretação é que um foi postado nos Correios e o outro numa agencia ETA.

F2 teve a franquia postal e a taxa aérea recolhidas por selos regulares ou aéreos dos Correios; carimbo aéreo oficial dos Correios.

F3 teve a franquia postal com selo regular, mas a taxa aérea foi recolhida com selos da emissão ETA. O carimbo foi o circular datador da ETA. A taxa aparente de 8$200 parece irregular – está mais para um painel demonstrativo de todos os valores da série ETA recém-emitida.

Figura 3: Envelope do Rio para São Paulo pelo 1º voo do “Correio Aereo da ETA” que pagou $400 de porte registrado nacional. A taxa aérea foi recolhida com selos aéreos da ETA no valor de 8$200. Carimbo da ETA datado de 29.JUL.1929

Figura 4: Cartão postal do Rio para S. Paulo pelo último voo da ETA que pagou $200 de franquia postal com selos regulares e $300 de taxa aérea com selo da ETA. Esse selo, aliás, segundo Orio Massari foi utilizado somente no último voo (*). O carimbo é o circular datador da ETA de 28.NOV.1929. O carimbo de recepção em S. Paulo tem a mesma data e grafa S. Paulo na legenda inferior.

(*) o catálogo RHM não registra exemplar circulado de $300, que, segundo o editor, não circulou e só se conhecem carimbos de favor.


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