Nyrba, Panair & PanAm

 

A NYRBA – New York, Rio & Buenos Aires Line Inc. foi fundada em Nova Iorque em 1929 e iniciou seus voos com hidroaviões para o Brasil em novembro de 1929, logo após a fundação da Nyrba do Brasil em outubro desse ano. Em 19 de fevereiro de 1930 é emitido um selo aéreo em homenagem à mala postal da Nyrba. Em abril de 1930 foi comprada pela Pan American e renomeada Panair do Brasil em 1º de novembro do mesmo ano.

Envelope do Rio de Janeiro para Chicago, via Nova Iorque postado no Rio de Janeiro em 1º de setembro de 1930. Franquia UPA para exterior de $300 (emissão regular vovó) e taxa aérea de 1$500 (selos das duas emissões inicias do correio aéreo). Carimbo AER 5 da Nyrba no Rio de Janeiro carimbo de serviço “via Nyrba” no verso.

 


Sucessora da NYRBA e controlada pela Pan American, a Panair foi fundada em 1º de novembro de 1930. Tornou-se a mais importante empresa aérea do Brasil até os anos 1950, quando começou a sofrer concorrência da Varig e da Real. Sua operação foi suspensa por ato do governo militar em 1965.

Envelope postado no Rio de Janeiro em 12 de outubro de 1931 com destino a Minnesota, USA. Franquia UPA para exterior de $200 (emissão regular vovó sobretaxada para $200; a tarifa havia sido rebaixada em janeiro de 1931 de $300 para $200) e taxa aérea de 3$800 (selos da 2ª e 3ª emissões do correio aéreo). Carimbo AER 6 da Panair no Rio de janeiro e carimbo de serviço “via Panair” no verso.

 


A Pan American Airways adquiriu a NYRBA em abril de 1930 e operou seus voos até fundar a Panair do Brasil em 1º de novembro do mesmo ano. O envelope abaixo foi postado nesse intervalo, em 28 de julho de 1930.

Envelope postado no Rio de Janeiro em 28 de julho de 1930 com destino a Nova Iorque. Franquia UPA para exterior de $300 (emissão comemorativa) e taxa aérea de 3$600 (selos da 2ª e 3ª emissões do correio aéreo). Carimbo AER 7 da Pan American no Rio de janeiro (note o símbolo da PAA utilizado como separador) e carimbo de serviço “via PAA” na frente.


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