Nova Iguaçu

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MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

O município tem sua origem na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú, estabelecida em 1719. Em 15 de janeiro de 1833 é emancipado com o nome de Iguassú (na grafia da época), desmembrado de Niterói, Vassouras e Magé. Extinto em 13/04/1835, é restaurado em 01/12/1836.

Município de extensa área, Iguassú sofreu muito com a degradação ambiental da baixada fluminense, sendo a vila de Iguassú, sua antiga sede, abandonada ao final do século XIX. Em 19 de junho de 1891 a sede do município foi formalmente transferida para Maxambomba, então um próspero entreposto ferroviário. Em 9 de novembro de 1916 esta, por sua vez, recebe a denominação de Nova Iguassú, mais tarde, com a reforma da língua portuguesa, atualizada para Nova Iguaçu. Tudo isso teve grande impacto na história postal do município (vide artiguetes abaixo).

Na segunda metade do século XX Nova Iguaçu, que ocupava grande parte da região conhecida como baixada fluminense, perdeu mais da metade do seu território com a emancipação de sete novos municípios.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

IGUASSU VELHA

Município histórico, símbolo e capital da região da Baixada Fluminense, sua colonização começou no século XVI com a preocupação dos portugueses em ocupar o entorno da baía de Guanabara para prevenir a invasão de outras nações (os franceses tinham sido expulsos recentemente). Essa ocupação aconteceu principalmente pela navegação fluvial (Iguassu significa “água grande” em tupi-guarani, referência aos numerosos cursos de água, particularmente o rio Iguassu, que desaguavam na Guanabara). Às margens do Rio Iguassu surgiu o Porto de Iguassú e a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, futura Vila de Iguassú.

As freguesias de Iguassu e sua vizinha Santana das Palmeiras têm sua história detalhada no menu Historia Postal>Municípios Extintos. Clique aqui.

AS FERROVIAS

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Nova Iguaçu teve seu território atravessado por importantes ferrovias, tais como a EF Dom Pedro II, já mencionada, a EF Melhoramentos (depois Linha Auxiliar), esta inaugurada em 1893, e a EF Rio do Ouro (também conhecida por ramal de São Pedro), em 1883, com seus diversos ramais. Suas estações deram origem a várias agências postais, das quais sobrevivem apenas as de Nova Iguaçu (ex-Maxambomba), Miguel Couto (ex-Retiro) e Austin. O mapa acima, de 1953, permite visualizar a importante malha ferroviária do municipio e de seus vizinhos.

MAXAMBOMBA (atual NOVA IGUAÇU)

O Engenho de Maxambomba deve seu nome a um equipamento de transporte utilizado na carga de embarcações (segundo a Wikipedia, corruptela de Machine Pump). Nas proximidades, corria a “Estrada da Terra Firme” que circundava as terras pantanosas da baixada, cujo leito, mais tarde, seria em parte aproveitado pelos trilhos da EF Dom Pedro II (depois EFCB) sendo a estação local inaugurada em 1858, com grande impacto na economia do distrito. A agência postal viria a seguir, criada em 9 de agosto de 1865 (data ref NM). Finalmente, em 1º. de março de 1891, Maxambomba foi elevada a vila e a sede do município foi para lá transferida da antiga Iguassú. Em 1916 seria renomeada  Nova Iguaçu.

Carimbos de Nova Iguaçu

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