Paraiba do Sul

paraiba-do-sul

MUNICÍPIO DE PARAÍBA DO SUL

Um dos municípios mais antigos do estado, suas origens remontam a 1683, data de criação do curato de Nossa Senhora da Conceição e Apóstolos São Pedro e São Paulo, que foi elevado a Freguesia em 2 de janeiro de 1756, sob a denominação de São Pedro e São Paulo da Paraíba do Sul. Elevada a vila em 15 de janeiro de 1833 e a cidade em 1871, teve seu nome simplificado para Paraíba do Sul.


AGÊNCIAS POSTAIS

 

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

O CAMINHO REAL

Fundada às margens do rio Paraíba do Sul, ao qual deve seu nome, foi sempre importante rota comercial no caminho de Minas Gerais. Por exemplo, a famosa Estrada Real cruzava seu território e pelo menos uma das agencias citadas acima está diretamente vinculada com ela: Pampulha. O Caminho Velho utilizava o porto de Paraty, cruzava o Vale do Paraiba em São Paulo e seguia até Ouro Preto. Caminho difícil e inseguro, foi substituído pelo Caminho Novo, que partia do porto de Pilar na Baia de Guanabara e passava por Paty do Alferes. Concluído em 1707, logo revelou a inadequação do traçado na subida da serra. Foi substituído pela chamada Variante em 1724. Esta partia do Porto da Estrela (proximo a Pilar, e o mesmo local de onde partiria a futura EF Mauá mais de um século depois) e seguia por Petropolis, Pedro do Rio e Secretário cruzando a divisa de Paraiba do Sul no Registro de Pampulha, dotado de um Posto da Guarda da alfandega imperial. Abaixo o mapa de 1892 no qual indiquei em rosa o caminho original e em azul a variante. Em destaque no mapa a localidade de Cebollas, que remete ao Curato de Santanna de Sebollas de 1770 (os interessados podem ver mais detalhes em http://www.sebollas.com.br).

paraiba-do-sul-1892-caminho-novo-rev


NO TEMPO DAS FERROVIAS

O advento das ferrovias trouxe grande impacto e uma série várias agências postais criadas junto às estações (ver grifos). Na Linha do Centro (EFCB), Avelar (depois Boa Vista e Vieira Cortes) e Barão de Angra. Na Linha Auxiliar (antiga EF Melhoramentos), Cavaru e Werneck e na EF Rio das Flores (depois ramal Afonso Arinos), Santa Mafalda e Engº. Carvalhaes. O mapa de 1953 as apresenta com o destaque da época e mostra agencias ferroviarias.

paraiba-do-sul-mapa-politico-1953


AGENCIA POSTAL ESTAÇÃO DE AVELLAR OU DESVIO DA BOA VISTA

Às vezes me perguntam sobre a origem e o verdadeiro nome dessa agencia. A história que apurei é a seguinte:

Em meados do século XIX, no município de Paraíba do Sul, às margens do rio de mesmo nome, existia a fazenda da Boa Vista de propriedade de João Gomes Ribeiro do Avellar, Barão da Parahyba, sucedido pelo Dr. Manuel Ribeiro de Avellar (1).

Em 14 de setembro de 1884 uma nota da imprensa nos informa que
Foi creada uma agencia do correio no desvio existente em frente à fazenda da Boa Vista, freguezia de S. Pedro e S. Paulo, município da Parahyba do Sul, província do Rio de Janeiro”.

A nota também nos dá a pista para a nomeação da agencia como “Desvio da Boa Vista”, nome pelo qual o local era conhecido. Esse nome é confirmado por outra nota em novembro do mesmo ano onde se informa a nomeação “do agente do correio do Desvio da Boa Vista, estrada de ferro de D. Pedro II(2)

É curiosa essa menção antecipada à estação da EF, uma vez que uma nova nota na mesma publicação, em julho de 1885, nos informa que “inaugura-se amanhã oficialmente a estação no desvio da Boa Vista (…) A estação vai ser denominada do Avellar(3).

Creio que assim fica explicada a confusão entre o local e a família de fazendeiros. As menções na literatura seguem alternando ambas as denominações, o que se observa sempre que a estação e a agencia têm nomes diferentes, ou seja, as pessoas tendem a se referir ‘à agencia da estação de Avellar’. De qualquer modo, não encontrei notificação de mudança de nome após a inauguração da estação, mas isso deve ter acontecido pois a primeira nota oficial do Boletim Postal ,em novembro de 1897, de modo sucinto nos diz que: “Passa a denominar-se Boa-Vista a agencia de Avellar.

Do ponto de vista dos carimbos, como se vê nas imagens da coleção abaixo, tenho exemplares de “Desvio da Boa Vista” em 1886 e de “Avellar” em 1889.

Em 15 de maio de 1924 o BP nos informa a renomeação para Vieira Cortês, que é o nome atual da localidade e onde ela funcionou até 1973.

Notas e Informações

  • Gazeta de Noticias, ed. 16 de maio de 1888
  • Idem, 3 de novembro de 1884
  • Idem, 4 de julho de 1885

Carimbos de Paraiba do Sul

Agencias do interior

© 2011-2019 www.agenciaspostais.com.br (atualizado dezembro de 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *