Paraiba do Sul

paraiba-do-sul

MUNICÍPIO DE PARAÍBA DO SUL

Um dos municípios mais antigos do estado, suas origens remontam a 1683, data de criação do curato de Nossa Senhora da Conceição e Apóstolos São Pedro e São Paulo, que foi elevado a Freguesia em 2 de janeiro de 1756, sob a denominação de São Pedro e São Paulo da Paraíba do Sul. Elevada a vila em 15 de janeiro de 1833 e a cidade em 1871, teve seu nome simplificado para Paraíba do Sul.

AGÊNCIAS POSTAIS

paraiba-do-sul-tab

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

O CAMINHO REAL

Fundada às margens do rio Paraíba do Sul, ao qual deve seu nome, foi sempre importante rota comercial no caminho de Minas Gerais. Por exemplo, a famosa Estrada Real cruzava seu território e pelo menos uma das agencias citadas acima está diretamente vinculada com ela: Pampulha. O Caminho Velho utilizava o porto de Paraty, cruzava o Vale do Paraiba em São Paulo e seguia até Ouro Preto. Caminho difícil e inseguro, foi substituído pelo Caminho Novo, que partia do porto de Pilar na Baia de Guanabara e passava por Paty do Alferes. Concluído em 1707, logo revelou a inadequação do traçado na subida da serra. Foi substituído pela chamada Variante em 1724. Esta partia do Porto da Estrela (proximo a Pilar, e o mesmo local de onde partiria a futura EF Mauá mais de um século depois) e seguia por Petropolis, Pedro do Rio e Secretário cruzando a divisa de Paraiba do Sul no Registro de Pampulha, dotado de um Posto da Guarda da alfandega imperial. Abaixo o mapa de 1892 no qual indiquei em rosa o caminho original e em azul a variante. Em destaque no mapa a localidade de Cebollas, que remete ao Curato de Santanna de Sebollas de 1770 (os interessados podem ver mais detalhes em http://www.sebollas.com.br).

paraiba-do-sul-1892-caminho-novo-rev

NO TEMPO DAS FERROVIAS

O advento das ferrovias trouxe grande impacto e uma série várias agências postais criadas junto às estações (ver grifos). Na Linha do Centro (EFCB), Avelar (depois Boa Vista e Vieira Cortes) e Barão de Angra. Na Linha Auxiliar (antiga EF Melhoramentos), Cavaru e Werneck e na EF Rio das Flores (depois ramal Afonso Arinos), Santa Mafalda e Engº. Carvalhaes. O mapa de 1953 as apresenta com o destaque da época e mostra agencias ferroviarias.

paraiba-do-sul-mapa-politico-1953

Carimbos de Paraiba do Sul

erj0133-paraiba-do-sul erj0134-paraiba-do-sul erj0135-paraiba-do-sul erj0136-paraiba-do-sulerj0136a-paraiba-do-sulerj0136b-paraiba-do-sulerj0137-paraiba-do-sul© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado novembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *