Petropolis

MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS

A história do município teve início logo após a independência, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais, se encantou com a região e lá adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, origem da cidade. Dom Pedro II continuou com os planos do pai assinando em 16 de março de 1843 um decreto imperial determinando o arrendamento da Fazenda Córrego Seco ao Major Koeler com a condição de lá criar a Povoação de Petrópolis e a construção do Palácio de Verão. A data é considerada atualmente a de fundação de Petrópolis. A pedra fundamental do palácio foi assentada pelo Imperador em 1845 e inaugurado em 1847. Lá D. Pedro II passou praticamente todos os verões do seu reinado.

Elevada à cidade em 1857, foi o ponto inicial da Estrada União e Indústria, a primeira rodovia macadamizada do país e que ligava Petrópolis à Juiz de Fora. Foi também em direção à cidade que a primeira ferrovia brasileira foi construída, obra do empreendedor Visconde de Mauá. Uma linha de barcas ligava o centro do Rio ao Porto Mauá de onde partia a linha cujo primeiro trecho até a Raiz da Serra foi inaugurado em 1856. Dificuldades técnicas e financeiras atrasaram o trecho da serra, que foi entregue em 1883 pela E.F. Grão-Pará, incorporada por novos acionistas.

Petrópolis foi a capital do estado do Rio de Janeiro de 30/01/1894 a 04/08/1902. Os presidentes continuaram com a tradição de veranear na cidade, desde seu mais assíduo frequentador, Getúlio Vargas, até Costa e Silva. Com a transferência da capital para Brasília, a cidade perdeu muito de sua importância política.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

REDE FERROVIÁRIA

 


HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS


Petrópolis – Agencia Central


A cidade tem uma das mais bonitas sedes de Correios do estado. Abaixo, uma imagem pouco usual do edifício, tirada do Google Street View.

Devemos também ao major Koeler a assinatura em 1º de junho de 1847 da memorável ordem para que fosse estabelecida uma linha regular de correio entre Petrópolis e a Corte, data que inaugurou na cidade a “Hora da Chegada da Mala” com as novidades do dia (imagem a seguir).  A agência central de Petrópolis foi criada em 21 de outubro de 1848, sendo agente Antonio Jose Correa Lima, que exerceria o cargo por 41 anos. Depois de mudar várias vezes de lugar, finalmente foi construído o edifício do Correio Central de Petrópolis, na rua do Imperador 350, com projeto do mesmo arquiteto da estação da Luz em São Paulo. Foi inaugurado em 12 de novembro de 1922 com a presença de Epitácio Pessoa, em seus últimos dias de governo.

O edifício ilustra também a série de selos emitida em 3 de agosto de 1993 comemorando os 330 anos dos Correios brasileiros por ocasião da Brasiliana 93.

Como curiosidade, foram os últimos emitidos antes da reforma monetária de 01/08/93 que inaugurou o Cruzeiro Real Cr$ 1.000,00 = CR$ 1,00. Menos de um ano depois, em 27 de maio de 1994, nova reforma instituiria o Real CR$ 2.750,00 = R$ 1,00

Carimbos de central de Petrópolis

ERJ 933 – Petropolis (1848 –  )

Carimbos mecânicos obliteradores e franquias usados na Central

Carimbos de serviço da Central


Agencias urbanas de Petrópolis


A rua Montecaseros é local tradicional da cidade, onde se localizava a casa de Oswaldo Cruz. Homenageia a vitória na Batalha de Monte Caseros, local próximo a Buenos Aires, ocorrida durante a guerra civil argentina entre 1851 e 1852 decorrente da declaração de guerra do argentino general Rosas ao Brasil. Para combatê-lo, formou-se o “Grande Exercito” com forças argentinas, uruguaias e brasileiras sob o comando de Caxias, que derrotou Rosas naquela batalha. A agência funcionou com intervalos, mas foi a mais antiga do centro.

ERJ 934 – Monte Caseros (1909-1914)
ERJ 935 – Monte Caseros (1924-1948)
ERJ 936 – ACF Montecaseros (1992-2002)


Entre as comemorações do Centenário de Petrópolis realizou-se, de 28 de março a 4 de abril de 1943 a Exposição Filatélica no salão do Grupo Escolar D. Pedro II sob organização do Clube Filatélico Brasileiro. No salão funcionou um guichê dos Correios onde se vendia o selo comemorativo do centenário. A escola foi construída em terreno cedido pela Princesa Isabel e originalmente destinava-se ao ensino fundamental.

Hoje, integra o CENIP (Centro de Ensino Integrado de Petrópolis) como resultado da fusão com o “Colégio Estadual Washington Luís” e o “Instituto de Educação Presidente Kennedy”,

 

ERJ 936A – Exposição Filatélica


O Palácio Rio Negro foi construído pelo Barão do Rio Negro na última década do século XIX e comprado em 1896 pelo governo do Estado do Rio para alojar o governo que havia sido realocado para Petrópolis. Com a volta do governo para Niterói, foi adquirido pelo governo federal em 1903 para residência de verão dos presidentes da república. De longe, seu mais assíduo frequentador foi Getúlio Vargas. Minha hipótese é que, com sua queda em 1945, a agencia postal tenha sido lá instalada mas, com a mudança da capital para Brasília em 1961, pode ter sido fechada. Oficialmente, ela só consta dos GP de 1948 e 1957.

ERJ 937 – Palácio Rio Negro (1948-1963)

Não possuo exemplares de carimbos.


Agencias terceirizadas na região urbana


ERJ 938 – ACF Dezesseis de Março (1992 – 2013)

ERJ 938A – AGF Cidade Imperial (2013-  )

ERJ 939 – ACF Floriano Peixoto (1996 – 2012)

ERJ 940 – ACF Irmãos D’Angelo (1996 – 2012)

ERJ 940B – AGF Washington Luis (2013 –  )


Agencias Ferroviárias nas linhas 29 e 30


Linha 28 – EF Mauá construiu o trecho até a Raiz da Serra em 1856 onde parou por falta de recursos para construir o trecho da serra.

Linha 29 – em 1879 novos sócios organizaram a Cia E. F. Príncipe do Grão-Pará cujos estatutos foram aprovados em 1881. O objeto do contrato da Grão-Pará consistia na ligação entre a Raiz da Serra e Petrópolis, seguindo até São José do Rio Preto passando por Areal (Linha 30).

Os trabalhos se iniciaram nesse mesmo ano, sendo entregue o trecho até Petrópolis em 1883, ano em que também adquiriu os ativos da E F Mauá. Em 1886 o traçado foi completado até o ponto final, S. José do Rio Preto.

Mais tarde foi construído o trecho Areal-Três Rios.  Abaixo, a relação das estações com agencia (neste município).

Linha 29 Cia E. F. Príncipe do Grão-Pará

ERJ 942 – Alto da Serra (estação 1891-1993)

ERJ 947 – Meio da Serra (estação 1900-1969)
ERJ 954 – Cascatinha (estação 1886 – 2015)

ERJ 955 – Correas (estação 1913 – )
ERJ 956 – Nogueira (estação 1923 – )
ERJ 957 – Bonsucesso (estação 1948 – 1963)
ERJ 958 – Itaipava (estação 1889 – )

ERJ 962 – Pedro do Rio (estação 1858 – )

Linha 30 Ramal de S. José do Rio Preto

ERJ 966 – Figueira (estação 1886 – 1929)
ERJ 967 – Tristão Camara (estação 1929 – 1946)
ERJ 968 – AP Tristão Camara (1946 – 1963)


Agencias em Bairros e Distritos de Petrópolis


Relação dos distritos do município

Petrópolis
Cascatinha
Itaipava
Pedro do Rio (todos de 1859)

Posse (1964)


Rua Teresa é considerada o maior polo de moda da região serrana, com mais de 1200 lojas. Constava na planta original de Petrópolis feita pelo major Koeler em 1846 com o nome de Vila Teresa e foi até 1928 o único acesso à cidade. Os trilhos da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará foram construídos em 1883 acompanhando seu traçado e a presença da oficina da Leopoldina Railway no início da rua atraiu várias indústrias têxteis para o local no começo do século XX. Apesar disso, teve uma agencia tardia e que durou pouco. O Hipershopping foi inaugurado na rua Teresa em 1989.

ERJ 941 – Rua Tereza (2002 – 2018)
ERJ 943 – Hipershopping ABC (1991 – 2013)


ERJ 942 – Alto da Serra (ver agencias ferroviárias acima)


O Palácio ou Hotel Quitandinha está localizado no bairro Quitandinha na Zona Sul de Petrópolis. Foi construído entre 1941 e 1943 pelo empreendedor mineiro Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Passaram por seus salões estrelas do porte de Errol Flynn, Orson Welles, Lana Turner, Henry Fonda, Maurice Chevalier, Greta Garbo, Carmen Miranda, Walt Disney e Bing Crosby, além de políticos como Getúlio Vargas e Evita Perón, quando da Conferência Interamericana de 1946, bem como em 1947 o presidente dos Estados Unidos da América Harry S. Truman. Atualmente é um condomínio.

ERJ 944 – APT Quitandinha (1946-1989)
ERJ 945 – ACCI Quitandinha (2005 – 2015)


Duas Pontes é o local da confluência do rio Aureliano no Quitandinha. No seu cruzamento, as ruas Coronel Veiga e Gonçalves Dias têm pontes vizinhas sobre os respectivos rios. Nesta última rua, nº 34, está a casa em que viveu o escritor Stefan Zweig e sua mulher Lotte entre 1941 e 1942. A casa hoje é um centro cultural dedicado à sua obra.

ERJ 946 – Duas Pontes (1930 – 1932)

Não possuo imagens


ERJ 947 – Meio da Serra (ver agencias ferroviárias acima)


O Quarteirão Bingen foi ocupado pelos colonos alemães no século XIX. Hoje é um dos maiores centros de comércio da região. Seu Polo da Moda está localizado na entrada da cidade, próximo à Rodoviária de Petrópolis, inaugurada em 2005.

ERJ 948 – ACF Bingen (1992 – 2013)
ERJ 948A – AGF Polo Bingen (2013 – )


Ponte do Fones é bairro em torno do trecho em que a rua Coronel Veiga se abre em duas pistas ladeando o rio Quitandinha, que aí recebe o rio Saturnino. É local conhecido por esse nome desde os anos 1860. Não encontrei a origem do nome.

ERJ 949 – Ponte do Fones (1919 – 1949)
ERJ 950 – ACF Ponte do Fones (1992 – 2013)
ERJ 950A – AGF Coronel Veiga (2013 – )

 


Ponte do Torres não é mais ponto de referência em Petrópolis. No passado, era apontada no bairro de Renânia Superior, cuja via principal é a Av. General Rondon. Não confundir com a ponte Alberto Torres, elegante estrutura em aço construída sobre o rio Piabanha pela estrada União Industria em 1860 no município de Areal.

ERJ 951 – Ponte do Torres (1918 – 1928)

Não possuo exemplares


O Rio da Cidade corre paralelo à BR 040 pelo bairro da Fazenda Inglesa até se encontrar com o Rio das Araras que vem desse bairro. Juntos, desaguam no Rio Piabanha, na entrada do bairro de Itaipava.

ERJ 952 – Rio da Cidade (1982 – 1989)

A primeira Agencia Postal Mirim dos Correios e Telégrafos foi inaugurada em 7 de dezembro de 1970 no Ginásio Estadual Martin Luther King através de convênio entre a Secretaria de Educação do Estado da Guanabara e a EBCT. Como uma agencia regular, ela abrirá diariamente e nela treinarão alunos do nível médio e colegial, que receberão 10% da renda da agencia. Receberá correspondência postal e telegráfica daquela região e estará vinculada à agencia Estácio de Sá para distribuição. Os objetivos são o aprendizado na participação comunitária e o conhecimento das atividades postais. Contudo, matéria no mesmo jornal em 9 de junho de 1971 nos informa que a iniciativa não decolou (matérias do Correio da Manhã, RJ).

A outra iniciativa semelhante que conheço é esta, no IPAE Instituto Petropolitano Adventista de Ensino, ao lado da BR 040 e do rio da Cidade.

(na opinião deste autor, talvez a agencia Rio da Cidade tenha sido criada para dar suporte à iniciativa da agencia mirim; ou vice-versa…)

ERJ 953 – Agencia Postal Mirim IPAE (1981)


ERJ 954 – Cascatinha (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 955 – Correas (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 956 – Nogueira (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 957 – Bonsucesso (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 958 – Itaipava (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 962 – Pedro do Rio (ver agencias ferroviárias acima)

 


ERJ 959 – PC Caxambu (1963)
ERJ 960 – PC Araras (1963 – 1969)
ERJ 961 – AGC Araras (2001 – 2006)
ERJ 963 – Barra Mansa (1958 – 1963)

(não lhes possuo carimbos)


Secretário ficava no trajeto da Estrada Real, trecho do “Caminho Novo” entre Petrópolis e Cebolas em Paraíba do Sul. Na divisa estava o rio Fagundes, local onde a Coroa estabeleceu em meados do sec. XVIII um de seus “registros”, posto de fiscalização e controle que ficou conhecido por “Guarda da Pampulha”.

ERJ 964 – Secretário (1909 – 1963)

Mais detalhes sobre a região, veja

Paraiba do Sul

 


Posse é o único distrito de Petrópolis criado (em 1964) depois da formação do município. Trata-se de local que tem ultimamente experimentado forte desenvolvimento tanto em ecoturismo como em indústria, estando em implantação um distrito industrial.

ERJ 965 – Posse (1949 – )


ERJ 966 – Figueira (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 967 – Tristão Camara (ver agencias ferroviárias acima)
ERJ 968 – AP Tristão Camara (ver agencias ferroviárias acima)


Unidades Operacionais do município


ERJ 969 – CO Petropolis (1996-2000)
ERJ 970 – CEE Petropolis (2002 – )
ERJ 971 – CTO Petropolis (2002 – 2012)
ERJ 972 – CDD Petropolis (1986 – )

ERJ 972A – REOP-07 Petropolis

ERJ 973 – CDD Itaipava (2002 – )


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1 pensou em “Petropolis

  1. AMIGO. ENTRA EM CONTATO COMIGO VOU TE ENVIAR UM SCANER
    DE UM ” RAIZ DA SERRA ” PARA ESSA SECÇÃO DE PETRÓPOLIS.

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