Barra da Tijuca

UM POUCO DE HISTÓRIA

O mapa de 1920 acima mostra a região oceânica da Freguesia de Jacarepaguá. Logo à direita está a Zona Sul, à esquerda Guaratiba e acima Jacarepaguá. Em laranja, as chamadas agencias rurais e em roxo, o roteiro postal que ligava Cascadura na EFCB à Guaratiba e Santa Cruz. O roteiro vinha beirando os contrafortes do maciço da Pedra Branca, fugindo dos “mangues e areais”, uma larga faixa à beira-mar, um imenso vazio hoje ocupado pela Barra e Recreio.

A ocupação da região iniciou-se com as áreas mais próximas à zona sul, ou seja, os  sub-bairros da Barrinha e do Jardim Oceânico, que possuem regras urbanísticas e limites de construção diferentes do restante da região. O grande marco do início do desenvolvimento da Barra se deu na administração Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca data de 1969 e é similar ao Plano Piloto de Brasília, com grandes avenidas e espaços abertos, marcando o estilo de vida peculiar da Barra.

Na década de 1970, foi construída a autoestrada Lagoa-Barra que permitiu adequado acesso ao bairro. Por essa mesma época, consolidaram-se os grandes condomínios fechados, inspirados num novo modelo de vida. Mais recentemente, com a escolha da Barra para sediar as Olimpíadas do Rio, os acessos foram melhorados e o metrô estendido até a entrada do bairro. Novos condomínios, escritórios e centros comerciais tornam a Barra, e seu vizinho Recreio, o novo polo econômico da cidade.

Quadro de agencias

Pelas notas na imprensa, concluo que a primeira agencia dos Correios da Barra foi instalada no início dos anos 1970, na região do Jardim Oceânico, uma vez que encontrei uma nota do início de 1971 mencionando uma agencia que ali fazia distribuição domiciliar. O primeiro objeto postal na minha coleção é uma carta de 1977. Quase todas as agencias estão instaladas em centros comerciais.

Imagens de carimbos

A AC Barra da Tijuca até hoje está instalada no Jardim Oceâncio.

MRJ 26 – AC Barra da Tijuca (1971 –  )

MRJ 26A – CDD Barra da Tijuca (1983 –  )

Todas demais agencias estão instaladas em centros comerciais, sendo a mais antiga (1985) instalada no Barra Shopping, o maior da cidade.

Do ponto de vista da história postal, chamo a atenção para uma das mais recentes agencias da lista, a MRJ 34 – ACCI Shopping Downtown. ACCI foi um tipo de agencia proposto pelos Correios no processo de terceirização. O assunto está coberto em profundidade no menu Historia dos Correios. Num rápido resumo, as ACCI teriam como escopo oferecer parte dos serviços postais, enquanto as ACCII substituiriam as ACF. Em 2008, essa última virou as atuais AGF e as ACCI viraram ACC, como aconteceu com a MRJ 34A.

 


©2012-2022 agenciaspostais.com.br rev. junho 2022