Porciuncula

porciuncula

MUNICÍPIO DE PORCIÚNCULA

Freguesia de Santo Antônio do Carangola foi criada em 26 de novembro de 1879, subordinada a Itaperuna.  Deu origem ao distrito de Santo Antônio do Porciúncula a 17 de novembro de 1926, cujo nome foi retocado para Santo Antônio de Porciúncula em 31 de março de 1938. Desmembrado de Itaperuna em 20 de junho de 1947 constitui-se no município de Porciúncula.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

porciuncula-mapa-politico-1953

PORCIÚNCULA

A antiga Freguesia de Santo Antônio do Carangola reivindicava há tempos uma estação da EF Leopoldina em sua sede. Quem finalmente atendeu ao pleito foi José Tomás de Porciúncula, nascido em Petrópolis em 1854 e governador do Estado entre 1892 e 1894. A estação, final da Linha do Carangola, que vinha de Campos passando por Itaperuna, é de 20 de junho de 1886. Em sua homenagem, o distrito, (posteriormente município), adotou seu nome em 1926. Nessa mesma época, foi também passagem da Linha de Manhuaçu, que corria em território mineiro. A agência postal é de 1886, criada com o nome antigo da Freguesia e renomeada Porciúncula em 1930.

ESTAÇÃO DE PANGARITO (DONA EMILIA)

Pangarito foi nome de estação na Linha de Manhuaçu, que saía de Recreio (MG), cruzava Porciúncula e se dirigia para Manhuaçu (MG). Deve seu nome à Pedra do Pangarito, um dos pontos culminantes da região. Por alguns anos, alternou seu nome com D. Emilia, que consta ser a proprietária das terras cruzadas pela ferrovia. O Guia Postal de 1906, por exemplo, confirma a agencia D. Emilia como “antiga Pangarito”. No entanto, não lhe conheço carimbos. A tabela acima representa, da melhor forma que encontrei, a alternância de nomes que extraí das diversas fontes consultadas. Para coroar a confusão. o mapa acima, de 1953, registra Dona Emilia (!).

SANTA CLARA DO CARANGOLA

A agência de Santa Clara do Carangola foi criada em 6 de julho de 1893 no Estado de Minas Gerais. A partir de 1928, passa para o então município de Itaperuna, território do Estado do Rio, como decorrência dos trabalhos de demarcação de fronteiras interestaduais realizado na época. É um dos raros exemplos no estado de uma agência postal a trocar de estado (e portanto de subordinação postal) por mudança de divisas. Neste trabalho, registro a agência a partir de 1929. Infelizmente, não possuo exemplares de carimbos para ilustrar a mudança.

Carimbos de Porciuncula

© 2011-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado março de 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *