Queimados

 

queimados

MUNICÍPIO DE QUEIMADOS

Sua origem está ligada à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, subordinada a Iguassu – hoje Nova Iguaçu – estabelecida a 4 de fevereiro de 1759, esta por sua vez originada do antigo Curato criado em 1752.

No regime republicano, o distrito de Marapicu foi estabelecido em 8 de maio de 1892, subordinado a Nova Iguaçu. Em 11 de outubro de 1911 a sede do distrito é transferida para a localidade de Queimados mas em 18 de novembro de 1919 a sede retorna a Marapicu. Em 8 de janeiro de 1924 a sede é novamente transferida a Queimados e, desta vez, o distrito também recebe o mesmo nome. Finalmente, em 21 de dezembro de 1990 é criado o município de Queimados em território desmembrado de Nova Iguaçu.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

QUEIMADOS

O curioso nome do município e da localidade tem histórias controversas e transcrevo abaixo trecho do verbete da Wikipedia (© 2020) que trata o tema em profundidade.

“Em 29 de março de 1858, a família imperial, a bordo do primeiro trem da Estrada de Ferro D. Pedro II, seguia em missão especial para inaugurar o trecho de 48 km compreendido entre a Estação do Campo até Queimados. A população do lugarejo, que assistiu a solenidade, sentiu-se honrada pela visita do Imperador e entendeu aquele momento como sendo o instante oficial da inauguração do povoado de Queimados. No século XVIII, a localidade onde está situado o Município de Queimados fazia parte das terras da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (…)

Com a expansão da economia cafeeira, em meados do século XIX, foi construída a Estrada de Ferro D. Pedro II, trazendo mais prosperidade ä região. O projeto inicial desta ferrovia previa a extensão dos trilhos até a Freguesia de Nossa Senhora de Belém e Menino Deus, atual Jacutinga, que chegou a construir um prédio para sediar a estação. Porém, milhares de operários chineses, construtores da estrada, foram vítimas de Malária e por epidemias de cólera, que arrasou toda a Colônia, em 1855. Como a morte dos operários chineses iria retardar o prosseguimento das obras da via férrea, rapidamente foi construída a Estação de Queimados. Segundo a história, a origem do nome do município deve-se a este acontecimento, uma vez que os chineses tinham por costume queimar os seus mortos. Este costume criou entre os populares, que tinham que passar pelo local onde os corpos haviam sido queimados, a seguinte forma de indicar o caminho: “vou pela estrada dos queimados”, o que acabou por nomear o local.”

A agência postal de Queimados foi criada em 1863 e tem a honra de ser a primeira agencia ferroviaria [1] do país.

Carimbos de Queimados

Notas:

[1] No capitulo Correio Ferroviário deste trabalho, estabeleço o conceito de agencia ferroviária. Neste caso, uma agencia criada dentro da estação ferroviária.

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado julho 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *