Resende

resende

MUNICÍPIO DE RESENDE

Tradicional município do estado, sua origem está ligada à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, criada em 2 de janeiro de 1756 que, por sua vez, remete ao Curato de mesmo nome datado de 1747. A elevação à Vila de Resende, equivalente à Município, veio em 29 de setembro de 1801 e à cidade em 13/07/1848.

AGÊNCIAS POSTAIS
resende-tab1 resende-tab2


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

RESENDE

O mais antigo município da região, Resende é um importante polo industrial-militar do Estado do Rio de Janeiro, fazendo divisas com os estados de Minas e São Paulo. Sua agência postal data de 1834. Cortado pelo Rio Paraíba, natural caminho de integração do sudeste brasileiro, foi também o traçado do Ramal São Paulo da EF Dom Pedro II (depois EFCB). Muitas das agências de Resende têm relação com as estações dessa linha: Surubi (depois Oliveira Botelho), Campos Elíseos Boa Vista (depois Engº Passos). Resende também foi a estação inicial da EF Resende-Bocaina cujo traçado cruzava a fronteira de SP indo até São José do Barreiro. Principais estações: Babilonia, Estalo e Formoso. Esta última estava em território paulista, mas permaneceu sob administração da DR-RJ até 1900, sendo a única agencia paulista com esse status. O mapa abaixo, de 1892, permite visualizar essas antigas estações-agências. A EF mostrada até Passa-Vinte corre em território de Quatis.

1892-resende

SANT’ANNA DOS TOCOS

Vale registrar a Freguesia de Santana dos Tocos, estabelecida em 1843 com origem no Curato Senhor Bom Jesus do Ribeirão de Santana de 1830. O mapa acima mostra a importância  da localidade na época, como centro cultural e econômico da região. Teve agência postal desde 1868 e foi em 1892 sede do 5º distrito de Resende. A decadencia veio com o fim do ciclo do café. Foi renomeada Salto em 1938 e Pirangaí em 1943. O golpe final foi dado com a construção da Represa do Funil nos anos 1960. A cidade foi abandonada e submersa. Um povoado com o nome de Piranguaí foi estabelecido nas redondezas e aparentemente foi sede do distrito até que este foi extinto em 1990, tendo sua área remembrada a Resende.

ITATIAIA

A estação de Itatiaia, na EFCB, foi inaugurada em 1873 e renomeada Nhangapi em 1943. Curiosamente, o nome Itatiaia foi  escolhido para renomear a estação de Campo Belo, um pouco adiante na mesma linha, que havia sido inaugurada também em 1873 (Hoje territorio do município de Itatiaia, emancipado em 1988). Todas possuíram agências postais (v. tabela).

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

Criada em 1944, a Escola Militar de Resende foi renomeada Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN, seu nome atual) em 1951. É a mais importante academia militar do Brasil. Uma agência postal com esse nome  foi instalada em 1951.

Carimbos de Resende

erj0162-resende erj0163-resende erj0164-resende erj0165-resende erj0166-resende erj0167-resende erj0168-resende

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado dezembro de 2016)

5 ideias sobre “Resende

  1. Paulo,
    Tudo bom? Nós fomos apresentados na Lubrapex, no último sábado, e acho o seu site excelente, principalmente porque uma das minhas coleções é sobre carimbos do Império. Tenho muitos selos com carimbos mudos e escritos com as cidades da minha região, Resende, que posso escanear e disponibilizar para você usar em seu site. Posso conseguir carimbos recentes de algumas cidades daqui também. Mantenha o contato.
    abraços
    Paulo Daróz – zod100

  2. Caro Paulo,
    obrigado pelos seus comentários. Minha coleção – e meu site – está focada nos carimbos datadores da República. Vários dos formatos utilizados vem do tempo do Imperio e assim eu os incluo em minha coleção. Tenho todo interesse em carimbos recentes, como vc diz. Pode me mandar que eu incluo no site. Manade-me email para prnovaes@gmail.com
    Um abraço, mantenha contacto
    Paulo Novaes

  3. Paulo Daróz – zod100
    Solicito seu endereço pode ser o email. Sou colecionador desde 1976. Moro em Porto Velho Rondônia
    Atenciosamente.
    Anisio Feliciano da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *