Centro C-D

Mapa do Centro Para Site - JPEG

centro-cd1

CÂMARA DOS DEPUTADOS e PALÁCIO TIRADENTES: ver página destacada no menu

CANDELÁRIA 

A Igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX brasileiro, pela qualidade dos nomes envolvidos, pela arquitetura neoclássica e pela decoração interna exuberante, em estilo misto neoclássico e eclético. A isso, se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico. Situada no coração da cidade, é considerada com o marco zero das rodovias cariocas.

candelaria

Carimbos da agência Candelária

mrj0226-centro-candelaria

CARIOCA

mrj0226-centro-carioca

CASTELO

A região do Castelo seria palco nos anos 20 de uma profunda intervenção durante os festejos do Centenário da Independencia. A demolição do Morro do Castelo (área em amarelo na foto abaixo) permitiu o aterro de uma grande área da baía onde seria construída a Exposiçao de 1922 (a área em verde na foto mostra o aterro e parte dos edificios em construção). O aterro seria ampliado mais tarde com a construção do aeroporto Santos Dumont.

Ainda na foto abaixo destaquei os poucos edificios históricos que sobreviveram (área em marrom na foto). Em primeiro plano, os prédios que abrigaram o Forte de Santiago da Misericordia, a Prisão do Calabouço e o Arsenal de Guerra. Como parte do projeto da Exposição, o complexo foi reformado e passou a abrigar o Museu Histórico Nacional. A seguir, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, erguida em 1780 no local da capela da Misericórdia construída em 1585. A igreja conserva o precioso conjunto de três retábulos e o púlpito da antiga Igreja de Santo Inácio do Colégio dos Jesuítas, demolida junto com o Morro do Castelo. A igreja integra o conjunto da Santa Casa de Misericordia, grande prédio retangular que se vê na foto, situado na rua de Santa Luzia, que segue até o fundo da imagem.

vista-aerea-expo-nac-copia

Aparentemente, a Exposição não contou com uma agencia postal dedicada. Abaixo, imagens dos carimbos da recente agencia do Castelo, única que leva esse nome.

mrj0227-centro-castelo

 

CENTRAL DO RIO JANEIRO (MRJ 167)

Edificio dos Correios na rua 1º de março

(edficio dos Correios, rua Primeiro de Março)

A Central do Rio de Janeiro está descrita em detalhes, com história e imagens de carimbos, no menu Correio Central>Agencia Central>Central do RJ Clique no link.

CENTRAL DO BRASIL, ESTAÇÃO: ver página destacada no menu

DOM PEDRO II, ESTAÇÃO: ver página destacada no menu

AGF CINELÂNDIA

Cinelândia é o nome popular da região no entorno da Praça Floriano, centro do Rio, englobando a área desde a Avenida Rio Branco até a Rua Senador Dantas, e da Evaristo da Veiga até a Praça Mahatma Gandhi, onde outrora ficava o Palácio Monroe. No seu entorno há vários edifícios clássicos, como o Theatro Municipal, a Câmara Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. O local deve seu nome à concentração dos grandes cinemas a partir dos anos 20, junto a bares, restaurantes e hotéis que tornaram essa região o centro da vida noturna da então Capital Federal. Abaixo, imagem do Cine Odeon em seu auge.

 

Carimbos da AGF cinelandia

 

CLUBE NAVAL

mrj0228-centro-clube-naval

ACF CONDE DE LAGES

mrj0243-centro-conde-de-lages

CORREIO FEB

mrj0243-centro-correio-feb

© 2012-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *