Centro C-D

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS e PALÁCIO TIRADENTES: ver página destacada no menu

CANDELÁRIA 

A Igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX brasileiro, pela qualidade dos nomes envolvidos, pela arquitetura neoclássica e pela decoração interna exuberante, em estilo misto neoclássico e eclético. A isso, se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico. Situada no coração da cidade, é considerada com o marco zero das rodovias cariocas.

candelaria

Carimbos da agência Candelária

 

CARIOCA

 

CASTELO

A região do Castelo seria palco nos anos 20 de uma profunda intervenção durante os festejos do Centenário da Independencia. A demolição do Morro do Castelo (área em amarelo na foto abaixo) permitiu o aterro de uma grande área da baía onde seria construída a Exposiçao Nacional de 1922 (a área em verde na foto mostra o aterro e parte dos edificios em construção). O aterro seria ampliado mais tarde com a construção do aeroporto Santos Dumont.

Ainda na foto abaixo destaquei os poucos edificios históricos que sobreviveram (área em marrom na foto). Em primeiro plano, os prédios que abrigaram o Forte de Santiago da Misericordia, a Prisão do Calabouço e o Arsenal de Guerra. Como parte do projeto da Exposição, o complexo foi reformado e passou a abrigar o Museu Histórico Nacional. A seguir, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, erguida em 1780 no local da capela da Misericórdia construída em 1585. A igreja conserva o precioso conjunto de três retábulos e o púlpito da antiga Igreja de Santo Inácio do Colégio dos Jesuítas, demolida junto com o Morro do Castelo. A igreja integra o conjunto da Santa Casa de Misericordia, grande prédio retangular que se vê na foto, situado na rua de Santa Luzia, que segue até o fundo da imagem.

Até onde consegui levantar, a Exposição não contou com uma agencia postal temporária no local.

vista-aerea-expo-nac-copia

Abaixo, imagens dos carimbos da recente agencia do Castelo, única que leva esse nome.

CENTRAL DO RIO JANEIRO (MRJ 167)

Edificio dos Correios na rua 1º de março

(edficio dos Correios, rua Primeiro de Março)

A Central do Rio de Janeiro está descrita em detalhes, com história e imagens de carimbos, no menu Correio Central>Agencia Central>Central do RJ Clique no link.

CENTRAL DO BRASIL, ESTAÇÃO: ver página destacada no menu

DOM PEDRO II, ESTAÇÃO: ver página destacada no menu

AGF CINELÂNDIA

Cinelândia é o nome popular da região no entorno da Praça Floriano, centro do Rio, englobando a área desde a Avenida Rio Branco até a Rua Senador Dantas, e da Evaristo da Veiga até a Praça Mahatma Gandhi, onde outrora ficava o Palácio Monroe. No seu entorno há vários edifícios clássicos, como o Theatro Municipal, a Câmara Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. O local deve seu nome à concentração dos grandes cinemas a partir dos anos 20, junto a bares, restaurantes e hotéis que tornaram essa região o centro da vida noturna da então Capital Federal. Abaixo, imagem do Cine Odeon em seu auge.

 

Carimbos da AGF cinelandia

CLUBE NAVAL,  agência temporária

 

ACF CONDE DE LAGES

 

CORREIO FEB

 

© 2012-2017 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de 2017)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *