Rio Claro

rio-claro-2016

MUNICÍPIO DE RIO CLARO

Sua origem está ligada à Freguesia de Rio Claro criada a 7 de maio de 1839 e subordinada a Resende. Elevada à Vila em 19 de maio de 1849, foi extinta por breve período, 06 a 23 de julho de 1891, quando se subordinou à vizinha São João Marcos que foi criada na mesma época mas nessa época já tinha sido recém elevada à cidade. Embalada pela riqueza do café, Rio Claro também receberia o status de cidade em 27 de dezembro de 1929.

Em 14 de dezembro de 1938 o município de São João Marcos foi por sua vez extinto, uma vez que grande parte de seu território foi inundado para a construção da represa de Ribeirão das Lajes. O território remanescente foi anexado a Rio Claro que passou a contar com os distritos de Passa Três, São João Marcos e Arraial do Príncipe. Em 31 de dezembro de 1943 o município é renomeado Itaverá, retornando ao nome original de Rio Claro em 14 de junho de 1956.

MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO MARCOS

Sua origem é o Curato de São João Marcos, de 1732, subordinado a Resende e elevado à Freguesia em 12 de janeiro de 1755. Com o nome de São João do Príncipe, foi elevado à Vila (município) em 15 de maio de 1849, desmembrado de Resende. Foi elevado à cidade em 15 de agosto de 1890 e renomeado São João Marcos em 9 de maio de 1891. Em 15 de dezembro de 1938 o município foi extinto, por razões descritas mais à frente, voltando a ser distrito, desta vez do vizinho município de Rio Claro.

AGÊNCIAS POSTAIS

rio-claro-tab

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

SÃO JOÃO MARCOS (DO PRÍNCIPE)

Uma das mais ricas cidades fluminenses no século XIX, em virtude da expansão do ciclo cafeeiro, tinha um florescente ambiente intelectual e era ligada ao mar pelo porto de Mangaratiba através de uma das primeiras rodovias pavimentadas do Brasil, construída em 1856. A abolição da escravatura em 1899 teve no entanto forte impacto na economia da região, com a rápida decadência da cultura do café que migrava pelo vale do Paraíba na direção do oeste do estado de São Paulo. É dessa época a agência postal de São João do Príncipe (criada em11/06/1829 ref. NM), depois renomeada São João Marcos em 1896.

O tiro de misericórdia seria dado pelo governo federal através da empresa Light and Power. O Rio de Janeiro atravessava um momento de rápido crescimento e havia necessidade de água potável e energia elétrica. A solução apresentada seria a construção da represa do Ribeirão das Lajes. Isso exigiria a inundação de uma grande área rural, ocupada por grandes fazendas. Boa parte da população foi deslocada para munícipios vizinhos e a inundação começou. Áreas alagadiças se formaram nos baixios com a consequente proliferação de grandes epidemias de malária. Um desastre ecológico. Em 15 de dezembro 1938, o município foi extinto, e a área remanescente tornou-se um distrito do município de Rio Claro.

A expansão da represa no início dos anos 40 previa o alagamento do centro de São João Marcos, considerado à época patrimônio cultural pelo SPHAN. Não obstante, o governo federal cancelou o tombamento e a cidade foi demolida. Curiosamente, o nível da água acabou por ficar um pouco abaixo do nível da cidade, de modo que ainda são visíveis algumas ruínas. A construção mais bem preservada, a Ponte Bela, pode ser visitada. (nessa localidade existiu a agência postal de Ponte Bella, criada em 1882). Em 2008, o Instituto Light com o apoio do IPHAN e diversos órgãos estaduais iniciaram os estudos para a criação do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Ele foi inaugurado em 9 de junho de 2011.

 

 

 

 

 

 

O REGISTRO DE POUSO SECCO

Situada na divisa dos estados, na antiga estrada Rio-São Paulo que vinha de Queluz e passava por Bananal, Pouso Seco fazia parte da rede de Registros, ou postos de fiscalização aduaneiros, que remonta ao século XVIII. Sua importancia é atestada pela existência de uma agencia postal criada em 1841.

A ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS

Concebida para fazer uma ligação de Minas Gerais com o porto de Angra, a ferrovia chegou a Rio Claro em 1897 e a Angra em 1928. O mapa postal é de 1928 e permite visualizar as estações, bem como a linha postal com São João Marcos (reparem o destaque dado à agencia  Ponte Bella citada acima).

rio-claro-mapa-postal-de-1928

Carimbos de Rio Claro

erj0171-rio-claro erj0172-rio-claro erj0173-rio-claro

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *