Rio das Flores (antiga Santa Teresa)

rio-das-flores

MUNICÍPIO DE RIO DAS FLORES

Sua origem está ligada ao Curato estabelecido em 06/10/1851 que viria a ser elevado em 06 de outubro de 1855 a distrito de Santa Teresa, subordinado à Valença. Em 17 de março de 1890 foi elevado a município de Santa Teresa, desmembrado de Valença (essa é a data oficial de aniversario). A 27 de dezembro de 1929 Santa Teresa foi elevada à cidade e em 30 de dezembro de 1943  renomeada Rio das Flores.

AGÊNCIAS POSTAIS

rio-das-flores-tab

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

EF RIO DAS FLORES

A EF Rio das Flores foi aberta em 1882 com origem na estação do Commercio na Linha do Centro. Seguia então em direção norte, acompanhando a atual divisa com Valença (da qual Rio das Flores era distrito – na época ainda chamada Santa Teresa) até a localidade de Taboas. No caminho, havia a estação de Marambaia. A EF continuava por Rio das Flores rumo norte até a divisa com Minas, que a partir daí acompanhava até o ponto final, Tres Ilhas, bem na divisa com Paraiba do Sul. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela Central do Brasil, sendo prolongada até Minas pelos municipios de Paraiba do Sul e Levy Gasparian. Em 1922, o trecho até Taboas foi desativado e substituido por outro que vinha de Valença. A linha passou a ser conhecida por Ramal de Afonso Arinos. O mapa postal de 1888 mostra as principais linhas da época; as agências estão indicadas por bandeirinhas, cujas listas indicam a classe.

rio-das-flores-ef-1888

PORTO DAS FLORES

O distrito de Santa Teresa foi desmembrado de Valença em 1943, formando o município de Rio das Flores. Mais ou menos nessa época, a vila de Porto das Flores junto ao Rio Preto foi renomeada Manuel Duarte. Curiosamente, o povoado mineiro na outra margem do rio adotou depois o nome de Porto das Flores, que mantem até hoje. Tradicional ponto de ligação do Rio com Minas Gerais, nessa localidade pode ter existido um dos pontos de fiscalização aduaneiros do Imperio, ou registros. Há informação de uma agencia nesse local, o Registro das Flores, mas não consegui mais detalhes.

TRES ILHAS

Vale uma palavra sobre Tres Ilhas, estação inaugurada em 28 de setembro de 1893 e que seria por algum tempo o ponto final da EF Rio das Flores, como vimos acima. Uma agencia postal já existia no local em 1881, antes mesmo da chegada da ferrovia.

A curiosidade está no fato de que todos os Guias Postais localizam a agencia em Paraiba do Sul, com a honrosa exceção do guia de 1906 que a coloca em Santa Theresa. Tambem fiz o mesmo até agora. Na verdade, a localidade, que possui uma ponte que a liga a Minas, está exatamente na divisa e uma pequena parte da zona urbana a atravessa. A questão foi decidida pelo mapa do IBGE, que reproduzo abaixo, com anotações pessoais em azul. Reproduzo tambem o mesmo corte no mapa da Wikipedia, cujas indicações se revelaram extremamente precisas. Ele pode ser visto em http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-22.061117&lon=-43.437152&z=16&m=b

rio-das-flores-divisa-oficial

rio-das-flores-wikimapia

Carimbos de Rio das Flores

erj0174-rio-das-flores erj0174a-rio-das-flores erj0174b-rio-das-flores
© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado novembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *