São Fidelis

MUNICÍPIO DE SÃO FIDELIS

A aldeia de São Fidelis de Sigmaringa foi criada em 1779. O Curato estabeleceu-se em 1812 e a Freguesia de São Fidelis de Sigmaringa foi criada em 2 de abril de 1840, subordinada a Campos dos Goytacazes. A emancipação da Vila de São Fidelis de Sigmaringa foi em 19 de abril de 1850, desmembrada de Campos e instalada em 1855. Em 3 de dezembro de 1870 foi elevada à cidade com nome simplificado para São Fidelis.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

O município está hoje subdividido em cinco distritos: São Fidelis, Ipuca, Pureza, Cambiasca e Colonia.  A história de alguns deles está abaixo.


Colonia

Conta a história que, por iniciativa particular, o fazendeiro Eugênio Aprígio da Veiga solicitou oficialmente ao governo a vinda de imigrantes para sua fazenda na região de Valão dos Veados. Assim, em 1847 foi oficializada a colônia, uma das mais importantes do estado [1].

Em 5 de abril de 1854 foi aí criado o Curato de São João Baptista do Valão dos Veados a que logo se seguiu, em 16 de julho de 1855, a abertura da agência postal Valão dos Veados.  O Curato foi elevado a Freguesia em 17 de outubro de 1857. A colônia entretanto prosperou lentamente e assim a sede da freguesia acabou por ser transferida para o próspero Arraial da Ponte Nova (hoje Cambiasca), elevado a distrito em 24 de dezembro de 1864 sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Ponte Nova. Tudo indica que esse fato levou ao fechamento da referida agencia postal.

Já na república, em 29 de outubro de 1890, foi criado o distrito de Dois Rios com sede no antigo local de Valão dos Veados, que também adotou esse nome. Uma nova agência postal foi aí criada, com o nome de Colonia, em 3 de outubro de 1891 e que existe até hoje, agora como uma AGC. Finalmente, em 31 de dezembro de 1938 o distrito foi renomeado Colonia, sede do 4º Distrito de São Fidelis.


Cambiasca

A economia do Arraial da Ponte Nova, região de importantes fazendas, recebeu grande impulso quando da construção da ponte sobre o Rio Grande, estabelecendo uma ligação rodoviária entre as freguesias de São José de Leonissa (Itaocara) e São Fidelis. É até hoje a base do traçado da RJ-192 (BR-492) que atravessa o município.

Foi elevada à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ponte Nova em 24 de dezembro de 1864 quando a sede da antiga freguesia de Valão dos Veados foi para ela transferida. A agência postal, denominada Conceição da Ponte Nova, foi criada em 14 de dezembro de 1873. O título de Distrito foi confirmado em 3 de junho de 1892 com seu nome simplificado para Ponte Nova. Finalmente o nome, para o atual Cambiasca, foi alterado em 31 de dezembro de 1943 mas o da agencia somente em 19 de setembro de 1949. Esta funciona até hoje, agora sob a forma de AGC.


As Ferrovias

A Estação de Lucca

A Cia Estrada de Ferro Santo Antonio de Pádua teve aprovada em 1879 a concessão de uma ferrovia ligando São Fidélis a Miracema. O primeiro trecho foi inaugurado em 14 de janeiro de 1880 ligando as estações de S. Fidélis e Três Irmãos (atual Cambuci), tendo atingido Santo Antonio dos Brotos (atual Miracema) em 1883.

O traçado seguia pela margem esquerda do rio Paraíba sendo sua estação inicial construída em frente a São Fidélis, no distrito de Ipuca, próxima ao atual bairro de Cristo Rei [2]. A falta de uma ponte obrigava os viajantes à travessia do rio em canoas para chegar a São Fidélis; a rampa de desembarque na cidade ainda existe junto à rua Euclides da Cunha [3].

A estação, inaugurada em 09/05/1880, recebeu inicialmente o nome de São Fidélis. No entanto, como veremos a seguir, a Cia EF Macaé e Campos tinha ganho em 1876 a concessão de uma nova estrada de Campos a São Fidélis. Essa mesma Cia  compraria em 1884 a  EF S. Antonio de Padua e, já com intenção de interligá-las, alterou seu nome para Lucca em setembro de 1885 [4]. O nome era uma homenagem ao Frei Angelo de Lucca, um dos fundadores da matriz de São Fidélis [5].

Historia Postal:  agência postal foi criada na estação em 1880 e está registrada como “Estação Central da E.F. de São Fidélis” no primeiro guia em que aparece [6]; somente em 1887 seria renomeada Lucca [7]. Outras agências seriam instaladas nessa linha nas estações de Coqueiros (atual Pureza, 1883), Grumarim (1898) e Timbó (1902).

A Estação de São Fidelis

Em 1876 a Cia. EF Macaé e Campos obteve a concessão para a construção da Estrada de Ferro Campos a São Fidélis pela margem direita do rio. A obra começou em 1882 e, após muitos atrasos, foi aberta ao tráfego em 1º de agosto de 1891 [8]. Vale registrar alguns esclarecedores trechos de matéria publicada na imprensa em 1891 sobre a inauguração da ponte sobre o rio Paraíba em 24 de agosto de 1891 [9]:

 “Às 11 e meia da manhã partiu desta [a cidade de Campos] para a cidade vizinha o expresso (…) que chegou à 1hora da tarde à S. Fidelis (…) A ponte, que liga a EF de Campos a S. Fidelis com a de Santo Antonio de Padua, é uma das mais importantes deste paiz (…) com 500 metros e dividida em 8 vãos (…) Foi empreitada pelo dr. Joseph Lynch, começaram a assental-a em 13 de agosto de 1890 e terminada em 19 do corrente (…) Feitos os testes [de carga] teve logar a passagem do trem conduzindo senhoras e cavalheiros ao lado do Norte, estação de Lucca, donde regressou às 6 horas da tarde à S. Fidelis.” 

Trata-se da famosa “Ponte Metálica” de São Fidelis, hoje atração turística recém-reformada. Duas informações preciosas: a ponte interligou ambas as ferrovias e construiu o pequeno trecho até a estação de Lucca, que, como vimos no capítulo anterior, era ponto final da EF Santo Antonio de Pádua. Ambas as ferrovias já tinham sido adquiridas em 1890 pela Cia. Leopoldina. Esta também construiu uma nova estação no centro de São Fidelis cujo prédio existe ainda hoje, embora desativado[10].

Logicamente, esta estação substituiria a antiga Lucca, que foi desativada em 4 de dezembro de 1891 [11]. A Cia. Leopoldina concretizaria portanto o projeto de integração previsto pela Cia. Macaé e Campos.

Mais tarde, uma nova ponte a montante (conhecida localmente por Ponte Preta) seria construída trazendo um melhor traçado à ferrovia unificada e desativando todo o trecho onde estava a antiga Lucca. Não encontrei nenhum vestígio dessa estação.

Historia Postal:  São Fidélis já possuía agencia postal há tempos, criada em 16 de novembro de 1933. Na nova linha, foram criadas duas agências: em 1892 na estação Boa Vista ainda em Campos (depois Javarena) e na estação Ernesto Machado em 1909. Vale registrar em especial a história de Lucca. Como vimos, a agencia nasceu em 1887 e também que a estação foi extinta em 1891. E a agencia? Por incrível que pareça, a agencia continuou a funcionar pelo menos até 1940, conforme atesta o registro desse guia postal. Minha hipótese é que a agencia foi realocada em Ipuca, que já na época era distrito de S. Fidelis. Corrobora essa tese a matéria na imprensa que registra a reabertura da agência de Ipuca em 10 de dezembro de 1948 “que fora fechada há tempos, sem motivo justificado” [12]. Como não existe registro anterior de agencia “Ipuca” (ou Ypuca), entendo que a própria Lucca seria a antecessora citada.

Notas e informações:
[1] https://arisp.files.wordpress.com/2009/10/relatorio-ministro-imperio-1854.pdf
[2] fonte: matéria Bairro Cristo Rei de Nelzimar Lacerda no site de São Fidelis
[3] fonte: matéria A importância das ferrovias de Aurênio Pereira Carneiro no site de São Fidelis
[4] Matéria no Monitor Campista, 1 de setembro de 1885  (imagem Hemeroteca da BN)
[5] conforme inscrição da lápide no consistório da referida Igreja.
[6] Tabella das agencias do correio do Imperio (Ministério da Agricultura, 1885)
[7] Relatório Postal de 1887, pagina 85.
[8] Informações do livro de Helio Suêvo A Formação das Estradas de ferro no Rio de Janeiro publicado em 2004.
[9] A Republica ed. de 28 de agosto de 1891
[10] Estação de São Fidelis, imagem atual no Google Maps Street View
[11] Nota no Monitor Campista de mesma data: “Foi supprimida a estação de Lucca na linha de Pádua“.
[12] Nota no Correio da Manhã, edição de 30/12/1948 (imagem abaixo); a data do dia 10 está mencionada em nota do monitor Campista da mesma data.

Carimbos de São Fidelis

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