São João da Barra

sao-joao-da-barra

MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA

O município possui história antiga e conturbada. Sua origem está ligada à Vila de São João da Praia, de ca.1627. Elevado a município por volta de 1674, há controvérsias sobre seu nome, existindo as versões São João da Praia e São João da Barra. A 1º de junho de 1753 o município é transferido para o Estado do Espírito Santo, sendo seu nome alterado para Freguesia de São João da Praia. A 31 de agosto de 1832, a freguesia é reincorporada ao Estado do Rio de Janeiro, com o nome de Vila de São João da Barra. Elevada à cidade em 17 de junho de 1850, mantém a mesma denominação. É nessa data que se comemora seu aniversário oficial.

Um de seus mais importantes distritos, São Sebastião do Itabapoana, na foz do rio Itabapoana, foi criado em 15 de outubro de 1857 e emancipado em 10 de janeiro de 1995 formando o novo município São Francisco de Itabapoana.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

Atafona

Distrito de São João da Barra, situa-se no extremo norte do município, junto da foz do Rio Paraíba do Sul (ponto 2 do mapa acima). Há algumas décadas, o local conhecido por Pontal de Atafona vem sendo invadido pelo oceano. Ampla matéria do jornal O Globo de 02 de julho de 2017 volta a abordar o tema, motivada pelos recentes estragos trazidos pela maré. Veja foto do local publicada na matéria de Caio Barretto.

Carimbos de São João da Barra

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado julho de 2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *