São João da Barra

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MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA

O município possui história antiga e conturbada. Sua origem está ligada à Vila de São João da Praia, de 1627. Elevado a município por volta de 1674, há controvérsias sobre seu nome, existindo as versões São João da Praia e São João da Barra. A 1º de junho de 1753 o município é transferido para o Estado do Espírito Santo, sendo seu nome alterado para Freguesia de São João da Praia. A 31 de agosto de 1832, a freguesia é reincorporada ao Estado do Rio de Janeiro, com o nome de Vila de São João da Barra. Elevada à cidade em 17 de junho de 1850, mantém a mesma denominação. É nessa data que se comemora seu aniversário oficial.

Três dos seus distritos, Barra Seca (1856) São Sebastião do Itabapoana (1857) e Maniva (1874), foram emancipados em 10 de janeiro de 1995 formando o novo município São Francisco de Itabapoana.

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Histórico dos Distritos

Paraíba do Sul (1756); São João da Praia (?); São João da Barra (1850)
Itaí, ant. Itahy (1873); Amparo do Itaí (1933); Pipeiras (1938)
Barcelos (1958)
Atafona (2014)
Cajueiro (2014)
Grussaí (2014)

Desmembrados em 1995 para formar o município de São Francisco de Itabapoana:

Barra Seca (1856)
São Sebastião de Itabapoana (1857); Itabapoana (1933)
São Luiz Gonzaga (1874); Maniva (1943)

 


AGÊNCIAS POSTAIS

 

REDE FERROVIÁRIA

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


São João da Barra (Local 1 no mapa)


O porto situado na foz do rio Paraíba do Sul foi o grande motor de desenvolvimento da localidade, que culminou com sua elevação a cidade em 1850. Ao final do século, a assoreamento do rio Paraíba e a concorrência das ferrovias motivaram um longo processo de decadência que só seria revertido com os royalties do petróleo nos anos 1980.

> foto Ralph Giesbrecht (1996) estacoesferroviarias.com.br

A ferrovia Campista inaugurou sua estação em 1895. A agencia postal da cidade é de 1829, uma das vinte mais antigas do estado.

ERJ 1263 – São João da Barra (1829 –  )

 


Atafona (Local 2 no mapa)


Distrito de São João da Barra, situa-se no extremo norte do município, junto da foz do Rio Paraíba do Sul.

      >foto Bruno Pionkewicz de Souza (2016) estacoesferroviarias.com.br

A estação ferroviária foi inaugurada em 1895. e está abandonada. Não tenho imagens da agencia.

ERJ 1264 – Atafona (1896-1963)
ERJ 1265 – AGC Atafona (1999 – )

Agencia centenária, da qual não possuo imagens

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Há algumas décadas, o local conhecido por Pontal de Atafona vem sendo invadido pelo mar. Matéria do jornal O Globo de 2 de julho de 2017 volta a abordar o tema, motivada pelos recentes estragos trazidos pela maré. Veja foto do local publicada na matéria de Caio Barretto.


Barcelos (Local 5 no mapa)


A Usina Barcelos foi inaugurada no dia 23 de novembro de 1878 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II, que veio especialmente para o ato em companhia da Imperatriz Thereza Christina e uma vasta comitiva.

Sua construção foi decorrente de leis federais e provinciais incentivando o estabelecimento de engenhos centrais no Brasil, entre os quais o Engenho Barcelos, que trouxe grande desenvolvimento ao município e fez surgir a própria localidade de Barcelos, atualmente sede de distrito de São João da Barra. Em 1974 a Usina foi adquirida pelo Grupo Othon, sendo desativada em 2009.

A estação ferroviária, construída em frente à usina, é de 1895. A agencia postal é de 1919; conforme se vê em legenda de carimbos, a agencia deve ter sido subordinada a Campos por algum tempo.

ERJ 1268 – Barcelos (1919-2002)
ERJ 1269 – AGC Barcelos (1999 – )

 


Tahy / Taí (Local 6 no mapa)

Pipeiras (Local 7 no mapa)


Tive dificuldade em encontrar o local. Fragmentos de informação sugerem posição entre as antigas lagoas Taí Pequena e Taí Grande (esta fazia a divisa com Campos); ambas estão hoje bem reduzidas. Fala-se de “uma grande fazenda Tahy”, que não consegui localizar, cujo proprietário teria adquirido a fazenda Degredo (este povoado está marcado no mapa atual) e nas proximidades marquei o local.

Quanto ao distrito, IBGE o nomeia Itaí (1873), depois Amparo do Itaí (1933) e, por fim, Pipeiras (1938). O fato de o IBGE informar novo nome não significa necessariamente renomear, mas pode também indicar simplesmente a mudança de local da sede, que parece ser o caso. Pipeiras, está no local 7 no mapa.

Obs. Existe uma localidade Taí (com estação) em Campos dos Goytacazes (1928-1969).

ERJ 1270 – Taí (1878-1919)
ERJ 1271 – Pipeiras (1958-2002)
ERJ 1272 – AGC Pipeiras (2001- )


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