São João de Meriti

sao-joao-de-meriti

(para ampliar, clique sobre o mapa)

MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI

Sua origem está ligada à Freguesia de São João Batista de Trairaponga, subordinada a Iguassu (atual Nova Iguaçu), criada a 26 de fevereiro de 1647. A Freguesia, em 1747, é renomeada São João Batista do Meriti e relocada para as margens do rio Meriti. Em 31/12/1943, o então distrito de São João do Meriti é transferido para o recém-criado município de Duque de Caxias. Finalmente, em 11 de agosto de 1947 é desmembrado de Duque de Caxias formando o município de São João de Meriti.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

A AGENCIA DA SEDE DO MUNICÍPIO (ERJ  1276 a 1279)

As agencias homônimas: o 4º distrito de Nova Iguaçu abrangia o território dos futuros municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias. Com ele, o então Distrito Federal fazia sua divisa norte pelos rios Pavuna, Merity e São João de Merity. A maior povoação da região era a Pavuna, que ocupava as duas margens do rio de mesmo nome. Na margem esquerda, no local onde futuramente estaria a sede do município de São João de Meriti, instalou-se em 1871 a primeira agencia postal da região, com o nome de Pavuna. Curiosamente, na margem direita instalou-se em 1908 a homônima “Pavuna” esta em em território do DF.

Mas a curiosidade não termina aí. No local da futura sede do município de Duque de Caxias também existiram as homônimas “São João de Meriti” (ERJ 401) e Meriti (ERJ 401A). Toda essa história está detalhada na matéria “Pavuna e Merity” publicada em 2019 no menu Historia Postal. Clique aqui para ver.

Carimbos de São João de Meriti

© 2011-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado fevereiro de 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *