São Jose do Vale do Rio Preto

sao-jose-do-vale-do-rio-preto

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO

Sua origem está ligada ao Curato de São José do Sumidouro estabelecido em 20 de setembro de 1813 e subordinado a Cantagalo. Em 25 de novembro de 1815 foi criada a Freguesia de São José da Serra, subordinada a Petrópolis. Com a criação do município de Paraíba do Sul, o distrito foi desmembrado de Petrópolis em 15 de janeiro de 1833 e anexado e este com o nome de São José do Rio Preto. Uma nova mudança ocorre com a criação do novo município de Sapucaia, ao qual o distrito é incorporado em 7 de dezembro de 1874.

Mais uma mudança ocorre em 8 de maio de 1892, quando o distrito volta a ser incorporado a Petrópolis, ainda com o nome de São José do Rio Preto. Seu nome é alterado para São José em 31/03/1938 e depois para Paranaúna em 31/12/1943 até retornar ao nome original em 20 de junho de 1947. A emancipação encerra essa longa série de movimentos administrativos e em 15 de dezembro de 1987 é criado o município de São José do Vale do Rio Preto.

AGÊNCIAS POSTAIS

sao-jose-do-vale-do-rio-preto-tab

HISTORIA, CURIOSIDADES E IMAGENS

A ESTRADA DE FERRO DO GRÃO PARÁ

Recomendo a visita ao município de Areal, dado o vínculo de ambas as historias. Cilique no link a seguir: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=130

 A FAZENDA DE AGUAS CLARAS

sao-jose-do-vr-preto-aguas-claras

Não se sabe ao certo quem foi o construtor da sede da fazenda. Em 1843, o padre Luiz Gonçalves Dias Corrêas a vendeu para o comendador Guilherme Francisco Rodrigues Franco, que passou a propriedade para o seu genro, Domingos de Souza Leite. Com o falecimento do casal Souza Leite, a fazenda passou às mãos do filho, Guilherme de Souza Leite, agraciado em 1887 pelo imperador D. Pedro II com o título de barão de Águas Claras. Guilherme de Souza Leite era formado em Engenharia e atuou significativamente na política local, sendo vereador junto à Câmara Municipal de Sapucaia (fonte http://www.institutocidadeviva.org.br/).  A agencia postal, no entanto, está mais ligada à ferrovia que à fazenda.

A FAZENDA DO CALÇADOsao-jose-do-vr-preto-calcado

A sede da Fazenda do Calçado Grande foi construída entre os anos de 1809 e 1825, pela família Monteiro de Barros, tendo sido vendida a João de Souza Werneck, em 1825. Em 1857, João de Souza Werneck a vendeu  para Ignácio dos Santos Werneck – o barão de Bemposta. A Fazenda do Calçado Grande, anteriormente chamada de Santa Ana do Calçado, foi uma das primeiras fazendas construídas em São José do Vale do Rio Preto, tendo sido a maior fazenda de café da região. Ainda hoje continua sendo a maior, em extensão de terras (fonte http://www.institutocidadeviva.org.br/). Sua influência pode ser atestada pela existencia de uma agencia postal, que existiu de 1891 a 1899.

Carimbos de São Jose do Vale do Rio Preto

erj0192-sao-jose-do-vale-do-rio-preto

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *