São Jose do Vale do Rio Preto

sao-jose-do-vale-do-rio-preto

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO

Sua origem está ligada ao Curato de São José do Sumidouro estabelecido em 20 de setembro de 1813 e subordinado a Cantagalo. Em 25 de novembro de 1815 foi criada a Freguesia de São José da Serra, subordinada a Petrópolis [1]. Com a criação do município de Paraíba do Sul, o distrito foi desmembrado de Petrópolis em 15 de janeiro de 1833 e anexado e este com o nome de São José do Rio Preto. Uma nova mudança ocorre com a criação do novo município de Sapucaia, ao qual o distrito é incorporado em 7 de dezembro de 1874.

Mais uma mudança ocorre em 8 de maio de 1892, quando o distrito volta a ser incorporado a Petrópolis, ainda com o nome de São José do Rio Preto. Seu nome é alterado para São José em 31/03/1938 e depois para Paranaúna em 31/12/1943 até retornar ao nome original em 20 de junho de 1947. A emancipação encerra essa longa série de movimentos administrativos e em 15 de dezembro de 1987 é criado o município de São José do Vale do Rio Preto.

Notas [1]: segundo o Diccionario Geographico do Imperio de 1845, o local era conhecido ‘indistintamente’ por Rio Preto, Sumidouro ou Serra, mantendo sempre o mesmo orago São Jose.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

HISTORIA, CURIOSIDADES E IMAGENS


A ESTRADA DE FERRO DO GRÃO PARÁ

Recomendo a visita ao município de Areal, dado o vínculo de ambas as historias. Cilique no link a seguir: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=130


O RAMAL DE SÃO JOSE DO RIO PRETO

Como explicado em Areal, este ramal é na verdade parte da linha tronco licitada originalmente. A ponta dessa linha acabou por ficar em São José do Rio Preto. Entretanto,aparentemente por razões topográficas, a linha chegou pela margem esquerda do rio, enquanto o centro da cidade estava à direita como se vê no mapa atual (wikimapia).

Com isso, os Correios licitavam condução de malas entre os dois locais, como se vê no detalhe mostrado abaixo [1]. O que propicia a ilusão que haveria agencias nos dois locais. Mas nesse caso a estação é simples ponto de trânsito [2].

Notas e informações
[1] Diario de Noticias 10.11.1888
[2] Esse tema está discutido em mais detalhes na página do municipio do Carmo

A FAZENDA DE AGUAS CLARAS

sao-jose-do-vr-preto-aguas-claras

Não se sabe ao certo quem foi o construtor da sede da fazenda. Em 1843, o padre Luiz Gonçalves Dias Corrêas a vendeu para o comendador Guilherme Francisco Rodrigues Franco, que passou a propriedade para o seu genro, Domingos de Souza Leite. Com o falecimento do casal Souza Leite, a fazenda passou às mãos do filho, Guilherme de Souza Leite, agraciado em 1887 pelo imperador D. Pedro II com o título de barão de Águas Claras. Guilherme de Souza Leite era formado em Engenharia e atuou significativamente na política local, sendo vereador junto à Câmara Municipal de Sapucaia (fonte http://www.institutocidadeviva.org.br/).  A agencia postal, no entanto, está mais ligada à ferrovia que à fazenda.


A FAZENDA DO CALÇADOsao-jose-do-vr-preto-calcado

A sede da Fazenda do Calçado Grande foi construída entre os anos de 1809 e 1825, pela família Monteiro de Barros, tendo sido vendida a João de Souza Werneck, em 1825. Em 1857, João de Souza Werneck a vendeu  para Ignácio dos Santos Werneck – o barão de Bemposta. A Fazenda do Calçado Grande, anteriormente chamada de Santa Ana do Calçado, foi uma das primeiras fazendas construídas em São José do Vale do Rio Preto, tendo sido a maior fazenda de café da região. Ainda hoje continua sendo a maior, em extensão de terras (fonte http://www.institutocidadeviva.org.br/). Sua influência pode ser atestada pela existência de uma agencia postal, que existiu de 1891 a 1899.


Carimbos de São Jose do Vale do Rio Preto

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado julho 2020)

2 pensou em “São Jose do Vale do Rio Preto

  1. Necessito de uma informação de sua parte. Como você confirma os primeiros carimbos de São José do Vale do Rio Preto. Esta informação é de extrema importância, pois necessito destas informações para poder definitivamente efetuar a classificação dos carimbos de São José do Rio Preto (São Paulo). Fico no aguardo de suas informações. Coloco-me a seu inteiro dispor.

    Mário Orsi Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *