Sapucaia

sapucaia

MUNICÍPIO DE SAPUCAIA

Sua origem está ligada à Freguesia de Santo Antônio do Sapucaia, estabelecida em 16 de setembro de 1871 e subordinada à Magé. Foi elevada à Vila de Sapucaia em 7 de dezembro de 1874 com territórios desmembrados de Magé e de Paraíba do Sul (esta é a data oficial de aniversário). Elevada à cidade em 27 de dezembro de 1889.

AGÊNCIAS POSTAIS

sapucaia-tab

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

O RAMAL DO PORTO NOVO

sapucaia-mapa-postal-de-1928

Ligando Três Rios a Porto Novo da Cunha, o ramal foi construído pela EF Dom Pedro II e inaugurado em 1871. Porto Novo era o local onde as barcas atravessavam o rio Paraíba, ligando os estados do RJ e MG. Embora parcialmente em território mineiro, o ramal era subordinado à administração central da EF no Rio. Da mesma forma, as agencias postais nelas estabelecidas se reportaram por algum tempo à DR-RJ. Estão nessa caso as agências das estações de Santa Fé (local nº8), Chiador (local nº9) e Porto Novo do Cunha (local nº10). As datas em que elas passaram à DR-MG estão indicadas na coluna “fechada”. Veja Mapa Postal de 1928 acima.

Por outro lado, algumas agências de Sapucaia foram subordinadas à DR-JFA, com sede em Juiz de Fora, no período de 1948 a 1963. Estão nesse caso Sapucaia, Anta e Nossa Senhora de Aparecida. Algumas agências de municípios limítrofes tais como Três Rios e Com. Levy Gasparian estiveram também na mesma situação.

SAPUCAIA

Sapucaia era Freguesia subordinada a Magé, até 1874, quando foi emancipada como Vila de Sapucaia. Sua agência postal é mais antiga, tendo sido criada em 21 de agosto de 1846 (ref. NM). Nos anos 1850, a administração da estrada Magé-Sapucaia fez construir uma ponte pênsil no local para sua ligação com Minas, uma das primeiras obras de engenharia do Brasil nesse estilo. Diz o relatório apresentado à Assembleia Legislativa do RJ em 1857: “ (A ponte pênsil de Sapucaia) é digna de nota pela firmeza de sua construção e elegância de suas formas. Lançou-se sobre o Rio Paraíba, aproveitando duas margens pedregosas…e já se encontra aberta ao tráfego.”

Carimbos de Sapucaia

erj0195-sapucaia erj0196-sapucaia erj0197-sapucaia

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em novembro de 2016)

2 ideias sobre “Sapucaia

  1. Prezado Jose Luiz,
    obrigado pelos comentários. Você pode me enviar suas imagens que terei prazer em publicar.
    Abrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *