Saquarema

 

MUNICÍPIO DE SAQUAREMA

Sua origem está vinculada à Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema, instituída em 12 e janeiro de 1755 e subordinada a Cabo Frio. A emancipação tem lugar a 8 de maio de 1851 com a criação da Vila de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema; esta é a data oficial do aniversário da cidade. Contudo, a 6 de dezembro de 1859 a vila é extinta e seu território anexado ao recém-criado município de Araruama. Mas, em 24 de julho de 1860 a vila é restabelecida, com o nome de Vila de Saquarema e elevada à cidade em 3/1/1890.

AGÊNCIAS POSTAIS


HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AGENCIAS

O site da Prefeitura nos conta que o local teria sido pela primeira vez avistado quando Martim Afonso de Souza em 1531 atracou em frente ao Morro de Saquarema (morro da Igreja de N.S. de Nazareth) em sua primeira viagem ao Brasil. Imagem abaixo.


MATO GROSSO, MARANGUÁ e SAMPAIO CORREIA (ERJ 1358 A 1363)

A ilustração acima é do Google Maps com grafismos superpostos pelo autor. Ela apresenta o traçado da E F Marica ao atravessar o município de Saquarema em 1913. Nota-se que, ao sair de Maricá, o traçado evita a travessia da Serra do Matto Grosso tomando em Manoel Ribeiro a direção do litoral até Ponta Negra, divisa de Maricá, onde construiu a estação Nilo Peçanha. Daí contorna a serra até encontrar a lagoa, quando desvia para o norte até atingir novamente os contrafortes da serra, local escolhido para a primeira estação em Saquarema. Esse local era a sede da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Matto Grosso, instalada em 26 de outubro de 1875. Com a Republica, o IBGE informa que foi criado em 1891 o distrito de Mato Grosso e anexado ao município de Saquarema. O distrito seria renomeado Maranguá [1] em 1943 e Sampaio Correia [2] em 22 de janeiro de 1946, nome definitivo.

Os nomes da estação e da agencia postal mudaram várias vezes ao longo dos anos, acompanhando vagamente os do distrito, conforme mostro na planilha abaixo (arte do autor, baseada também no menu ferroviário do site).

Vale comentar:

  • A primeira agencia postal da região é de 1881, bem anterior à ferrovia.
  • A estação da E F Maricá foi originalmente inaugurada em 1º de maio de 1913 com o nome de Tinguy [3]. Trata-se um povoado situado a 4 km da linha (ver ilustração). A matéria sobre o evento publicada na imprensa acrescenta que “findo o almoço, o presidente do Estado e sua comitiva foram a pé visitar a séde do districto de Matto Grosso, a pouco mais de um kilometro da estação de Tinguy” [4]. Não descobri por que o nome da estação não acompanhou o do distrito mas, como se vê na planilha, isso foi corrigido rapidamente e em 11 de dezembro do mesmo ano ela foi renomeada Matto Grosso [5]. Mas… por que a distância à sede?

No distrito foi construída por volta de 1936 a Usina Santa Luiza, a segunda maior usina do estado do Rio, que funcionou até 1976. Abaixo, fotos do site do jornal O Saquá (osaqua.com.br) em matéria de 10 de maio de 2016 mostrando a usina em seu esplendor e as ruínas atuais. Ver tambem [2].

Notas e informações:
[1] O site da Prefeitura também nos informa que os índios Tamoios, aliados aos franceses na época das invasões, confrontaram as tropas portuguesas e seus aliados no local que ficou conhecido por Maranguá (em tupi, vale da batalha).
[2] O nome é homenagem a José Mattoso de Sampaio Correia (1875-1943), nascido em Niterói e, formado em engenharia, foi inspetor geral de obras publicas no DF nos anos 1900, quando foi homenageado com uma agencia postal com seu nome em Xerem (1907-08) “para servir às turmas de trabalho do abastecimento d’agua” (JB ed. 30/05/1907). Foi escolhido para construir esse trecho da EFM e mais tarde deputado e senador fluminense entre 1918 e 1937. Consta que o senador foi fazendeiro na região, tendo vendido suas propriedades ao também senador Durval Rodrigues da Cruz – fundador, em 1936, da usina Santa Luiza, por décadas o maior empreendimento do município.
[3] O Fluminense, edição de 2 de maio de 1913 em reportagem sobre a inauguração desse trecho da EF de Marica mencionando a estação Tinguy.
[4] O Paiz, edição de 2/3/1913.
[5] Tabela de horários da EFM publicada no O Fluminense vigorando em 11/12/1913 e listando Matto Grosso na linha.

 


(PALMITAL), BOCAYUVA e BACAXÁ (ERJ 1350 e 1351)

A agencia postal “Bocayuva” foi criada em 18 de setembro de 1913 na estação de de mesmo nome da E F Maricá, que havia sido inaugurada no mês anterior. A agencia seria renomeada “Bacaxá” meses depois (21/8/1915), alinhando-se ao local.

A curiosidade sobre essa estação é que era a mais próxima à Saquarema, localizada à beira-mar, a quem era ligada por rodovia. Por essa razão, ela chegou a se chamar “Saquarema” de 1926 a 1928 embora tenha retornado a Bacaxá pouco tempo depois por pressão popular. A agencia logicamente não acompanhou essa mudança, pois já havia outra com esse nome na sede do município.

A tabela abaixo permite acompanhar essas alterações


IPITANGAS – ERJ 1346

Procurando as razões pelas quais criou-se em Ipitangas uma agencia postal em 24/11/1909 encontrei uma curiosa nota no Correio da Manhã de outubro desse ano. A nota informa que o estado do Rio terá um núcleo colonial de japoneses, pois a fazenda de mesmo nome foi adquirida por um capitalista japonês para esse fim. Os colonos propõem o desenvolvimento de agricultura para o que um engenheiro agrônomo foi trazido do Japão. Pelo jeito, o empreendimento não prosperou pois uma segunda nota, no jornal A Noite de dezembro de 15/12/1913, informa que a referida fazenda foi adquirida dos japoneses por uma empresa inglesa para aparentemente explorar carvão. Foi a data que assumi para o fechamento da agencia.

A fazenda acabou por se dedicar à industria salineira. Atendendo ao seu proprietário, o Ministro da Viação autorizou em 21/01/1927 a E F Marica a construir no seu km 107, em Ipitangas,  uma plataforma coberta “para transito de passageiros e mercadorias” (Gazeta de Noticias). Sem agencia. Próxima ao local funciona desde 2001 a AGC Jardim Ipitangas.


Carimbos de Saquarema

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