Tres Rios

tres-rios

MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS (ex- Entre Rios)

O distrito de Entre Rios, subordinado a Paraíba do Sul, foi criado em 13 de agosto de 1890. Emancipado em 14 de dezembro de 1938 foi renomeado logo a seguir Município de Três Rios em 31 de dezembro de 1938.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS

TRÊS RIOS

Importante entroncamento fluvial, ferroviário e rodoviário, o município deve seu nome a Antônio Barroso Pereira que, tendo colaborado com a construção da estrada União e Indústria (1861), recebeu o título de Barão de Entre-Rios, já que suas terras se situavam entre os rios Paraibuna e Paraíba (o terceiro é o Rio Piabanha, que acompanha aquela estrada desde Petrópolis). A agência postal é dessa época, criada em 28 de agosto de 1861. Poucos anos depois os trilhos da EF Dom Pedro II chegavam à região, sendo a estação de Entre-Rios de 1867. As linhas do Norte e a de Caratinga também se cruzavam na cidade.

O mapa de 1953 mostrado abaixo dá uma boa idéia dos entroncamentos; o ferroviário centrado em Tres Rios, o rodoviário em Bemposta e o fluvial próximo à fazenda Tres Barras, sobre a qual segue matéria mais abaixo.

tres-rios-mapa-de-1953

A Fazenda das Tres Barras, cujo nome homenageia os tres rios, foi demarcada no inicio do século XIX e sua sede construída por volta de 1890. Entre seus proprietários, o Barão das Tres Barras e médico dr. Moura Brasil.

tres-rios-faz-tres-barras


ESTAÇÃO DE FERNANDES PINHEIRO (Agencia Alto de Sant’Anna)

Sua inclusão neste capítulo é motivada por uma controvérsia. Segundo a administração da EFCB (nota no O Paiz ao lado, img da hemeroteca da BN) a estação Fernandes Pinheiro foi aberta ao tráfego em 23 de abril de 1898. Entretanto, outras fontes (entre elas o INEPAC e o site estações ferroviárias) mantêm a data, mas afirmam que a estação nasceu “Alto de Sant’Anna”, sendo renomeada posteriormente. Aparentemente, isso contradiz a EFCB.

No entanto, há dois fatos que a corroboram: primeiro, a criação da agencia postal Alto de Santana em dezembro de 1897 (ERJ 1462) e que nunca adotaria o outro nome; segundo, uma tabela de horários publicada no Almanaque Laemmert de 1898 que lista a estação como Alto de Sant’Anna (E.T.: no almanaque de 1899 já é Fernandes Pinheiro).

Seria este mais um exemplo das famosas confusões provocadas por estações nomeadas diferentemente do nome da localidade? Eis a controvérsia, que compartilho com os leitores.


Subordinação de agências à DR-JFA, sediada em Juiz de Fora.

Num certo período, aproximadamente entre 1948 e 1963, diversas agências fluminenses em municípios próximos a Juiz de Fora passaram a ser subordinadas à Diretoria Regional de Juiz de Fora (DR-JFA). Isso aconteceu nos municípios de Três Rios, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian. No caso de Três Rios, somente as agências do distrito sede do município como Três Rios e Alto de Santana (veja abaixo o carimbo ERJ 1458 – T15 como exemplo).

tres-rios-carimbo

Carimbos de Tres Rios

© 2011-2017 www.agenciaspostais.com.br (atualizado março de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *