Tres Rios

tres-rios

MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS (ex- Entre Rios)

O distrito de Entre Rios, subordinado a Paraíba do Sul, foi criado em 13 de agosto de 1890. Emancipado em 14 de dezembro de 1938 foi renomeado logo a seguir Município de Três Rios em 31 de dezembro de 1938.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS


TRÊS RIOS

Importante entroncamento fluvial, ferroviário e rodoviário, o município deve seu nome a Antônio Barroso Pereira que, tendo colaborado com a construção da estrada União e Indústria (1861), recebeu o título de Barão de Entre-Rios, já que suas terras se situavam entre os rios Paraibuna e Paraíba (o terceiro é o Rio Piabanha, que acompanha aquela estrada desde Petrópolis). A agência postal é dessa época, criada em 28 de agosto de 1861. Poucos anos depois os trilhos da E F Dom Pedro II chegavam à região, sendo a estação de Entre-Rios de 1867. As linhas do Norte e a de Caratinga também se cruzavam na cidade.

O mapa de 1953 mostrado abaixo nos dá uma boa ideia dos entroncamentos; o ferroviário centrado em Três Rios, o rodoviário em Bemposta e o fluvial próximo à fazenda Três Barras, sobre a qual segue matéria mais adiante.

tres-rios-mapa-de-1953

A Fazenda das Três Barras, cujo nome homenageia os três rios, foi demarcada no inicio do século XIX e sua sede construída por volta de 1890. Entre seus proprietários, o Barão das Três Barras e posteriormente o médico Dr. Moura Brasil.

tres-rios-faz-tres-barras


ESTAÇÃO FERNANDES PINHEIRO (Agencia Alto de Sant’Anna – ERJ 1462)

No mapa de 1953 acima, a localidade está logo ao norte da cidade de Tres Rios.

O texto a seguir foi motivado por uma curiosidade. Segundo um comunicado da administração da EFCB (fig.1) a estação Fernandes Pinheiroserá aberta ao tráfego” em 23 de abril de 1898. O que é estranho, visto que a tabela de horários de 18 de outubro de 1897 publicada pela própria EFCB já a mencionava com o nome de Alto de Sant’Anna (fig.2). No entanto, não encontrei nenhum comunicado sobre a inauguração da estação com esse nome. Por que o comunicado não anunciou simplesmente a mudança de nome da referida estação? Razões políticas?

Sabemos também que a agencia postal Alto de Sant’Anna foi criada em 11 de dezembro de 1897 e, segundo o Boletim Postal, “na estação do Alto de Sant’Anna da EFCB no Rio de Janeiro“. A agencia, por sinal, até fechar nunca mudou de nome para acompanhar a estação. Vale portanto conhecer a pessoa agraciada:

Antonio Augusto Fernandes Pinheiro era natural do Rio de Janeiro, engenheiro civil pela Politécnica e presidente do Clube de Engenharia (1881-84). Na área ferroviária trabalhou na EF Macahe e Campos, foi concessionário da EF Rio de Janeiro e Minas (1895) [3] e presidente da EF S. Paulo – Rio Grande (1897-98) [4].

Fontes: fig.1 O Paiz md; fig.2 J. Comercio 10/10; [3] O Fluminense 11/09 (NA: essa ferrovia não vingou. Seu traçado seria Armação dos Buzios,  Indaiassu, Monnerat e Paquequer no rio Paraíba); [4] J. Comercio 01/01 (imagens da Hemeroteca da BN).


Subordinação de agências à DR-JFA, sediada em Juiz de Fora.

Num certo período, aproximadamente entre 1948 e 1963, diversas agências fluminenses em municípios próximos a Juiz de Fora passaram a ser subordinadas à Diretoria Regional de Juiz de Fora (DR-JFA). Isso aconteceu nos municípios de Três Rios, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian. No caso de Três Rios, somente as agências do distrito sede do município como Três Rios e Alto de Santana (veja abaixo o carimbo ERJ 1458 – T15 como exemplo).

tres-rios-carimbo


Carimbos de Tres Rios

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado julho 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *