Vassouras

vassouras

MUNICÍPIO DE VASSOURAS

O município de Vassouras foi criado por decreto imperial a 15 de janeiro de 1833 e elevado à cidade em 29 de setembro de 1857. Nessa época, sua capital, polo de comércio e agricultura, era conhecida como “a capital do café”.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS


VASSOURAS

Vassouras atinge seu apogeu na década de 1850, o que lhe valeu na época o apelido de “A Princesinha do Café”. A economia prosperava, tornando-se também importante centro cultural; a “Cidade dos Barões” chegou a possuir 25 barões e outros membros da nobreza imperial entre seus moradores. A família imperial brasileira, até hoje, tem seus ramos conhecidos como o “de Petrópolis” e o “de Vassouras”. O mau uso do solo, entretanto, fez com que toda a região tivesse queda de produtividade, o que a levou a um progressivo declínio no cenário brasileiro. Seu centro histórico guarda ainda vestígios da época e é protegido pelo patrimônio histórico (veja abaixo imagem atual do centro). Sua agência postal foi criada em 17 de setembro de 1832.


A ESTAÇÃO DE VASSOURAS

vassouras-estacao

O traçado da estrada de ferro pioneira na região (E F dom Pedro II, depois E F Central do Brasil) acompanhava o leito do rio Paraíba distante 5 km de Vassouras. Lá foi inaugurada em 1865 a Estação de Vassouras que era ligada à sede por um ramal ferro-carril. Quando da construção do ramal de Vassouras, em 1914, que interligava a Linha Auxiliar à EFCB, uma nova estação foi erguida no centro de Vassouras. Nesse momento, a primitiva foi renomeada Barão de Vassouras. A nova estação “Vassouras” é considerada uma das mais belas do estado.

Barão de Vassouras, estação (c) Jorge A. Ferreira

A agência postal junto à EFCB chamou-se Estação de Vassouras (ERJ 1514) criada em 1865. Posteriormente, mudou para Barão de Vassouras (ERJ 1515) para acompanhar a estação.

A da cidade, Vassouras (ERJ 1513), foi criada em 1832 muito antes da estação e nunca mudou seu nome.


Carimbos de Vassouras

carimbos-mecanicos-obliteradores

CARIMBOS DOS DISTRITOS DO MUNICÍPIO

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado julho de 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *