MUNICÍPIO DE VASSOURAS
O município de Vassouras foi criado por decreto imperial a 15 de janeiro de 1833 e elevado à cidade em 29 de setembro de 1857. Nessa época, sua capital, polo de comércio e agricultura, era conhecida como “a capital do café”.
AGÊNCIAS POSTAIS
HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS
VASSOURAS
Vassouras atinge seu apogeu na década de 1850, o que lhe valeu na época o apelido de “A Princesinha do Café”. A economia prosperava, tornando-se também importante centro cultural; a “Cidade dos Barões” chegou a possuir 25 barões e outros membros da nobreza imperial entre seus moradores. A família imperial brasileira, até hoje, tem seus ramos conhecidos como o “de Petrópolis” e o “de Vassouras”. O mau uso do solo, entretanto, fez com que toda a região tivesse queda de produtividade, o que a levou a um progressivo declínio no cenário brasileiro. Seu centro histórico guarda ainda vestígios da época e é protegido pelo patrimônio histórico (veja abaixo imagem atual do centro). Sua agência postal foi criada em 17 de setembro de 1832.
A ESTAÇÃO DE VASSOURAS
O traçado da estrada de ferro precursora na região (EF dom Pedro II, depois EF Central do Brasil), acompanhava o leito do rio Paraíba, distante 5 km de Vassouras. Lá foi construída em 1865 a “Estação de Vassouras” que era ligada à capital por um ramal ferro-carril. Lá funcionava uma agência postal criada em 1866. Quando da construção da EF União Valenciana – Ramal de Jacutinga – uma estação nova foi erguida em 1914 no centro de Vassouras, uma das mais belas do país (Imagem acima). Ela foi chamada inicialmente de “Cidade de Vassouras” para diferenciá-la da “Estação de Vassouras”. A agência postal junto à EFCB alterou seu nome em 3 de julho de 1917 para “Barão de Vassouras” (imagem dessa estação abaixo) e assim a da cidade passou a simplesmente “Vassouras”.
© 2011-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado fevereiro de 2019)