T13 – Alg. gr. com orelhas

TIPO “ALGARISMOS GRANDES COM ORELHA”

(Padrão Nacional BR-09) 

Esse tipo é considerado o primeiro a usar BRASIL na legenda inferior. Analisando os exemplares que possuo, posso confirmar essa tese com um exemplar que circulou no mês de abril de 1940 pela 2ª Secção do DF. Mas há que levar em conta que o tipo [11] também disputa essa primazia com um exemplar da agencia do Jardim Botânico circulado em dezembro do mesmo ano. Os dois tipos são muito semelhantes exceto pelos datadores.

Amplamente usado no DF e nas grandes cidades do interior do estado, bem como em todo território nacional.

Primando pela consistência do layout, apresenta poucas variedades. Mas há dois subtipos bem característicos que vale destacar:

O primeiro [13a] traz a legenda superior enigmática “PORTº MAQ FRANQº ” que traduzi, após ouvir alguns colegas, como “porteamento – ou porteado – por máquina de franqueamento”. Uma informação aparentemente desnecessária. Tenho exemplares de três agencias APT de bairros do município do Rio, uma das quais apresento abaixo.

Nota: segundo o dicionário Aurélio, embora o substantivo seja “franquia” o verbo é “franquear”.

Outro curioso subtipo [13P] circulou em 1941-42 em algumas agências do DF. O layout tem uma coroa externa (43 x 32 mm) com uma mensagem publicitária do governo federal incentivando a compra de ações da CSN.

Nota: o presidente Getúlio Vargas assinou em 9 de abril de 1941 o decreto de criação da Companhia Siderúrgica Nacional.


Como exemplo do T[13] selecionei três exemplares circulados no Correio Central, na agência Av. Rio Branco e no interior do estado. A exemplo do T[11], nota-se também variações sobre os espaçadores de “BRASIL”, como as estrelas, por exemplo. Mas nenhuma lógica que justificasse uma classe de subtipo. 

As imagens do T[13P] permitem observar a grande consistência no layout.
Carimbologia T13

Imagens do subtipo [13a]

©2013-2018 www.agenciaspostais.com.br – agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *