T13 – Alg. gr. com orelhas

TIPO “ALGARISMOS GRANDES COM ORELHA”

(Padrão Nacional BR-09) 

Esse tipo é considerado o primeiro tipo a usar BRASIL na legenda inferior. Analisando os exemplares que possuo, posso confirmar essa tese, já que identifiquei um exemplar que circulou no mês de abril de 40 pela 2ª Secção do DF. Mas há que levar em conta que o tipo [11] também disputa essa primazia, sendo conhecidos exemplares também nos anos 40 (vide).

Amplamente usado no DF e nas grandes cidades do interior do estado, bem como em todo território nacional.

Um curioso subtipo circulou no inicio dos anos 1940 em algumas agências do DF, o [13F] – ele traz uma coroa externa (43x32mm) com uma mensagem publicitária do governo federal incentivando a compra de ações da CSN.

TIPO 13 “ALGARISMOS GRANDES COM ORELHA”
Subtipos Øext Øint Datador Orelhas Geografia Período
Tipo 13 30 19 3L-A-2 com MRJ-ERJ-BR 1940-61
Tipo 13 P 29 19 3L-A-2 com MRJ 1941-42

Carimbologia T13

 Como exemplos, selecionei três exemplares, circulados no Correio Central, na agência Av. Rio Branco e no interior do estado. A exemplo do T[11], nota-se também variações sobre os espaçadores de “BRASIL”, como as estrelas, por exemplo. Mas nenhuma lógica que justifique uma classificação de subtipo. Curiosamente, as poucas agências que utilizaram ambos os tipos usam espaçadores diferentes entre si.

Já o subtipo [13P] apresenta grande uniformidade, e tem um desenho próprio. Por exemplo, as orelhas estão sempre em linha com a data.

© www.agenciaspostais.com.br – julho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *