T16 – Digito de controle

 TIPO “DÍGITO DE CONTROLE”

 (Padrão Nacional BR-14)

Este tipo trouxe diversas modificações de desenho. O datador é sua marca registrada, com a data toda em algarismos arábicos acrescentando campos para dígitos de controle. As orelhas foram abolidas e a legenda inferior perdeu a palavra BRASIL, substituída por DR-DF, DR-GB e DR-RJ (este último de Niterói). Circulou largamente em todo o estado do Rio, de 1951 ao início dos anos 70. A tabela abaixo resume os tipos existentes; note que há dois subtipos que apresentarei mais abaixo.

Tipo [16] e seu complicado datador

Se o datador pode ser considerado criativo, por outro lado suas 10 posições de algarismos trazem uma grande dificuldade na montagem pelo operador postal. O primeiro quadro mostra três exemplares com datador montado corretamente e com legendas DF, GB e RJ que o T[16] utilizou em sua história.

A tabela “Notas” representa o formato do datador e suas 10 posições. Na primeira linha, o posicionamento correto, exemplificado no fragmento DR-DF acima. Na segunda, o posicionamento nos meses de dois dígitos (10, 11 e 12) que pode ser visto no fragmento DR-RJ onde o terceiro dígito apresenta o algarismo -1 com seu espaçador acoplado (que, conforme a montagem, aparenta 11 dígitos no datador).

As quatro linhas seguintes representam alguns dos erros de montagem mostrados nos exemplos da imagem abaixo.

Subtipos

Como foi dito no inicio da página identifiquei dois subtipos – ambos raros – mas que valem ser descritos pela curiosidade.

TIPO [16a] – Dígito de controle com orelhas

Apresento exemplos circulados no DF, na GB e no RJ. Como se nota, não há homogeneidade. O que os une é o uso do datador T16. Não fosse o datador T16, poderiam estar classificados no T15.

TIPO [16b] – Legenda superior inclui RJ

Os dois primeiros carimbos (Campos e Nova Iguaçu) não têm legenda inferior, pois incorporam na legenda superior a típica legenda inferior DR-RJ do formato T[16].        O terceiro exemplar é de Niterói e traz RJ na legenda superior, reintroduzindo BRASIL na inferior. Pela amostra, circularam só no ERJ.

© 2013-2018 www.agenciaspostais.com.br – agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *