T22 – Caixa de coleta

TIPO “CAIXA DE COLETA”

O Tipo [22] traz como característica, dentro da família de tipos 31 mm, um círculo interno de 20 mm e um conjunto de meias-luas que forma um conjunto rebuscado. Mantém o datador em alfabético e a legenda inferior DR/RIO dos tipos de transição que o precederam. A data, no entanto, aparece dentro de uma placa pela primeira vez (o que continuará nos tipos [23] e [24])

Deve seu nome à legenda superior “Caixa de Coleta” existente na maioria dos exemplares, o que leva a imaginar que tenham sido confeccionados para uso no serviço homônimo dos Correios. No entanto, é importante mencionar que existem também exemplares que mantém esse estilo mesmo sem essa legenda.

O serviço de “Caixa de Coleta” foi inaugurado experimentalmente em alguns bairros da zona sul, como Copacabana, Ipanema e Leblon. O fato foi objeto de uma campanha de publicidade dos correios, da qual pode-se ver o anúncio no “Jornal do Brasil” edição de 20 de junho de 1973 que explica como se deve utilizá-lo. Os exemplares de carimbos da coleção mostram que o serviço foi posteriormente expandido para agências do centro, subúrbio e interior do estado.

Nota: os dois primeiros exemplares do tipo [24] também possuem “Caixa de Coleta” na legenda inferior o que nos pensar num tipo de transição.

O subtipo [22a] tem tipologia em negrito.

Carimbologia T22

Outro detalhe é que, diferentemente dos tipos anteriores, no T[22] a legenda inferior DR-RIO está grafada com hífen e não com travessão.

© 2013-2018 www.agenciaspostais.com.br – agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *