T28 – Novo francês

TIPO “NOVO FRANCÊS”

Este novo tipo, que começou a circular em 1984, tem muitas similaridades com o anterior: o datador, a caixa, a qualidade, a abrangência. Sua peculiaridade é formato, 28x19mm. Outra característica é o uso de um (*) como anulador das posições DC, estas aparentemente sem outra utilidade que não a de assinalar o caso de postagem DH (depois da hora). O asterisco, e a limpeza do formato, faz recordar o tipo [1] – o “Francês” do Império. Assim, resolvi manter essa alcunha, que já tinha encontrado em outros autores.

Foi utilizado por mais de 20 anos em todo o território nacional. Mesmo assim, a estabilidade de formato ao longo desse período não gerou muitas variedades. Um único subtipo, com DH no datador, é o [28a].

TIPO “NOVO FRANCÊS”
Subtipos Øext Øint Datador Geografia Período
Tipo 28 28 19 * 1L-A-2 MRJ-ERJ-BR 1984 – 2005
Tipo 28a 28 19 DH 1L-A-2 MRJ-ERJ-BR 1984 – 2005

Carimbologia T28 pg1

 Curiosidades

Um tipo tão consistente, um carimbo limpo e de qualidade (que infelizmente será o último com essas características), não deu margem a erros. Dessa forma, optei por simplesmente comentar a legenda inferior, extremamente variada. Assim, tivemos Rio de Janeiro, Rio, RJ, DR/RJ,  NT, etc. – mas nada que justificasse a abertura de um subtipo. Como curiosidade, apresento uma sequência de imagens da legenda RIO DE JANEIRO – RIO em diversos tamanhos. Às vezes, neste trabalho de classificação de tipos ficamos buscando categorias. No entanto, neste caso, como em vários outros, trata-se simplesmente de adaptações no tamanho do texto e dos espaçadores para acomodar a varuiação do número de letras do nome de cada agência. Veja a imagem:

Carimbologia T28 pg2

© www.agenciaspostais.com.br – julho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *