T28 – Novo francês

TIPO “NOVO FRANCÊS”

Este novo tipo, que começou a circular em 1984, tem muitas similaridades com o anterior: o datador, a caixa, a qualidade, a abrangência. Sua peculiaridade é o formato, 28 x 19 mm. Outra característica é o uso de um (*) como anulador das posições DC, estas aparentemente sem outra utilidade que não a de assinalar o caso de postagem DH (depois da hora). O asterisco, e a limpeza do formato, faz recordar o tipo [1] – o “Francês” do Império. Assim, resolvi manter essa alcunha, que já tinha encontrado em outros autores.

Foi utilizado por mais de 20 anos em todo o território nacional. Mesmo assim, a estabilidade de formato ao longo desse período não gerou muitas variedades. Um natural subtipo, com DH no datador, é o [28a]. A segunda é um subtipo muito semelhante, mas no qual não há circulo interno. Só três exemplares conhecidos, em três agencias diferentes da capital.

Carimbologia T28 pg1

As imagens abaixo do tipo 28b permitem verificar que se trata de uma variedade real, dada a grande consistência do desenho. Curioso, por ser tão raro e tão espaçadas as datas.

 

Curiosidades

Um tipo tão consistente, um carimbo limpo e de qualidade (que infelizmente será o último com essas características), não deu margem a erros. Dessa forma, optei por simplesmente comentar a legenda inferior, extremamente variada. Assim, tivemos Rio de Janeiro, Rio, RJ, DR/RJ,  NT, etc. – mas nada que justificasse a abertura de um subtipo. Como curiosidade, apresento uma sequência de imagens da legenda RIO DE JANEIRO – RIO em diversos tamanhos. Às vezes, neste trabalho de classificação de tipos ficamos buscando categorias. No entanto, neste caso, como em vários outros, trata-se simplesmente de adaptações no tamanho do texto e dos espaçadores para acomodar o nome da agência. Veja a imagem:

Carimbologia T28 pg2

© 2013-2018 www.agenciaspostais.com.br – agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *