T28 – Novo francês

Esse tipo, que começou a circular em 1984, é um dos mais longevos (26 anos) e mais difundidos carimbos da história postal. Possuo mais de 500 exemplares. É notável sua qualidade e estabilidade dimensional. É lamentável terem sido substituídos pelos grosseiros circulares de borracha de 40mm que continuam atuais (o tipo 29 que veremos mais adiante).

Carimbologia T28 pg1

O tipo possui o datador em caixa com espaço para dígitos de controle que normalmente são preenchidos com um asterisco (o que leva à alcunha “novo francês” que adotei). Mesmo com essa quantidade de carimbos, praticamente não há variedades. O Subtipo [28a] é na verdade simplesmente a utilização dos espaços de dígito de controle com a marca DH – depois da hora – dos exemplares postados fora de hora nas respectivas caixas de correio.

**

Eu disse que não havia variedades, mas há um raro tipo que tem como diferencial a ausência do círculo interno. No início pensei tratar-se de um carimbo defeituoso, mas depois consegui reunir seis exemplares circulados no centro, nos bairros e no interior do estado que me levaram o considerá-lo quase um novo tipo e não somente o Subtipo 28b. A peça da agencia Posto Seis em Copacabana que apresento como exemplo – na qual sobrepus um carimbo T28 comum da mesma agencia –  permite constatar que há também diferenças na tipologia (e ausência dos separadores). Vale notar que, entre os seis, dois trazem também a marca DH (sub-subtipo…).

 


Curiosidades

  • Note-se como a legenda inferior é comprimida à medida que aumenta a superior;

Carimbologia T28 pg2

  • Note-se essa estranha marca DH2, a única que conheço. Quem sabe teria essa agência duas caixas de correio?


© 2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023 (dez anos de carimbologia!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *