T29 – Circulo Unico

TIPO “CÍRCULO ÚNICO”

 Se os tipos contemporâneos que vimos até aqui mantiveram excelente padrão de qualidade na confecção e padrões bem estabelecidos, o mesmo não se pode dizer, infelizmente, dos tipos atualmente em uso.

A partir de 1979 observamos o aparecimento de carimbos de borracha com círculo único de 40mm em diversas agências do estado do Rio e da capital. Uma enorme variedade de formatos, variando de 34 a 44 mm, com círculos externos duplos ou enfeitados, e assim por diante. Com a política de não criar um excessivo número de tipos e formatos, limitei-me a classificá-los todos como um único tipo e apresentar algumas variedades e curiosidades.

TIPO “C.U. – CÍRCULO ÚNICO”
Øext Øint Datador Geografia Período
Tipo 29 35 a 42 0 1L-A-4 MRJ-ERJ-BR 1977 – atual

carimbologia T29

  • Na imagem, a primeira linha mostra a data mais antiga (1979) e outra atual (2011). Este último, com exatos 40mm de diâmetro, é o que acabou por se tornar o tipo padrão em circulação em anos recentes.
  • A segunda e terceira linhas mostram exemplos de variedades de diâmetro. Na sequência, 34, 36, 38 e 44 mm.
  • Na quarta e última linha, duas curiosidades: o círculo externo duplo (este tem 40mm, mas existem em vários diâmetros) e o círculo externo enfeitado (com 42mm), este bem mais raro.

© www.agenciaspostais.com.br – julho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *