T29 – Circulo Unico

TIPO “CÍRCULO ÚNICO”

 Se os tipos contemporâneos que vimos até aqui mantiveram excelente padrão de qualidade na confecção e padrões bem estabelecidos, o mesmo não se pode dizer, infelizmente, dos tipos atualmente em uso.

A partir de 1976 observamos o aparecimento de carimbos de borracha com círculo único de 40 mm em diversas agências do estado do Rio e da capital. Uma grande variedade de formatos com diâmetros variando de 35 a 42 mm, círculos duplos ou enfeitados, e assim por diante. Mantendo a política de não criar um excessivo número de tipos, limitei a três o número de subtipos na classificação.

Nas imagens abaixo o tipo [29] apresentado tem 40 mm de diâmetro, representando o modelo mais comum, principalmente nos últimos anos. Em seguida, podemos considerar o 36 mm.

Os três subtipos seguintes são relativamente raros. O [29a] apresenta duplo círculo externo, bem como o [29b] – só que neste, o externo é enfeitado. O terceiro é o [29c] que apresenta textos ou números em linhas acima e/ou abaixo do datador;  estes elementos podem até estar em placas, prenunciando o tipo seguinte [30] – embora este tem como diferença possuir também um circulo interno.

© 2013-2018 www.agenciaspostais.com.br – agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *