T30 – Placa tripla

TIPO “PLACA TRIPLA”

Se o tipo C.U. já apresentava pouca padronização, este praticamente não tem nenhuma. O que o define é apresentar, além das legendas superior e inferior, três blocos de dados paralelos, sendo o central a linha de data.

Os círculos internos voltam a aparecer, embora haja exceções, e os três blocos podem ou não estar dentro de placas. Veja abaixo alguns exemplos, que darão uma ideia da diversidade.

TIPO “PLACA TRIPLA”
Øext Øint Datador Geografia Período
Tipo 30 40 a 44 0 – 32 1L-A-4 MRJ-ERJ-BR 1998 – atual

Carimbologia T30

A imagem mostra um apanhado das variedades existentes, em numero ainda maior que o anterior. O futuro dirá se algum desses formatos se tornará um padrão, quem sabe?

  • Na primeira linha, dois exemplos de “placa tripla”; um com e outro sem círculo interno. No interior, há três blocos de informação, todos dentro de placas. Seu formato, assim como o conteúdo, variam bastante. O datador é sempre 1LA4. Uma curiosidade é o carimbo de Uberlândia que aparece ao lado, que é também fora de série.
  • Na segunda linha, três exemplos do que poderíamos chamar de “placa dupla”, já que existem três linhas, mas a data não está em placa (os diâmetros variam de 42 a 43mm).
  • Na terceira linha, dois tipos bem distintos. O carimbo “Aterrado” tem dimensões de 40x30mm e não possui placas;  o AGF – Premium, bem recente, tem data em caixa.

© www.agenciaspostais.com.br – julho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *