História Postal

Introdução

O subtitulo deste site, “História Postal do Rio de Janeiro através de suas agencias e seus carimbos” já define o escopo desta publicação. Ao catalogar as milhares de agências instaladas em diferentes épocas e locais ao longo da história postal do Estado cria-se um banco de dados riquíssimo a partir do qual torna-se possível analisar o ambiente sócio-econômico e político no qual elas se desenvolveram. Em outras palavras, a criação de uma agencia postal traduz a importância daquele local dentro do contexto histórico.

A catalogação é baseada preferencialmente na documentação oficial contida nas publicações dos Correios e do Diário Oficial da União. Outras fontes de pesquisa trouxeram também sua contribuição; entre elas, matérias publicadas na imprensa, documentação jurídica, história das ferrovias e do correio aéreo, mapas históricos, mapas postais, publicações filatélicas e estudos de colegas filatelistas.

Por último, mas não menos importante, saliento a relevância dos objetos postais tais como cartas, cartões postais, recibos, etc. Neles, os carimbos obliteradores e de serviço nos trazem uma base imensa de conhecimento que permitem ilustrar a história através de objetos reais – pequenos documentos da comunicação humana.

Lembro ainda que o menu principal, sob o título “História dos Correios” apresenta a documentação sobre a estrutura organizacional dos Correios e Telégrafos cuja evolução nos revela o arcabouço social, político e estratégico de cada época.

História Postal

O objetivo desta seção é reunir estudos sobre história postal cujo tema não esteja ligado diretamente aos critérios de classificação geográfica ou de agencia postal específica que constituem a base deste trabalho. Uma coleção histórica, mas ao mesmo tempo curiosa. Alguns títulos:

  • Sucursais no DF:  criadas  em diferentes épocas para agilizar a estrutura logística dos correios, cada uma delas está catalogada nos bairros em que estiveram localizadas. Neste estudo elas estão consolidadas para facilitar a compreensão da evolução histórica.
  • História do Serviço Expresso e do Correio Aéreo: estudos que nos permite acompanhar a evolução desses serviços através da documentação oficial.
  • Avenida Ruy Barbosa: exemplo curioso de como uma agência postal nos revela uma iniciativa de habitação popular no centro do Rio na virada do século XX. Uma extensão desse artigo é
  • Agencias Postais em Vilas Populares, um passeio pela história do Rio. Uma sequencia do estudo anterior.
  • Agencias postais no Congresso Nacional: instaladas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal ao longo do período republicano na então Capital Federal do Brasil.
  • Municípios extintos revela aspectos curiosos da evolução e decadência de unidades políticas no estado.
  • Os Carimbos CGC com letras no datador é ao mesmo tempo uma pesquisa sobre organização dos Correios e um estudo de carimbologia.
  • Agências gêmeas Santo Eduardo conta a história curiosa de duas cidades vizinhas no RJ e no ES e suas estações ferroviárias.
  • Pavuna e Meriti incorporando São João de Merity são agencias criadas na divisa norte do município. Sua história é contada aqui.
  • Agencias da Baixada Campista é um trabalho profundo de investigação dessa região canavieira e com uma extensa rede ferroviária.
  • Agencias no Congresso trata a história da criação das agencias que funcionaram na Câmara de Deputados e Senado Federal até 1961.
  • Agencias postais moveis trata de uma curiosa iniciativa dos Correios em montar pequenas agencias em trailers pela cidade.
  • Agencias Temporárias são as montadas para servir determinados eventos, funcionando somente durante este.
  • Ponte do Zacharias: As rotas de ligação da bacia do Rio Preto com a Corte

© 2014-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *