Linha 1 Ambulantes

A linha-tronco da E F D. Pedro II – Linha do Centro – nº 1 em azul no mapa – é de longe a maior usuária de carimbos ambulantes no estado do RJ.

Excepcionalmente, para a Linha 1 abri  paginas separadas para o correio ambulante e para as agencias ferroviárias devido ao grande numero de agencias ao longo da linha. O mapa acima destaca a linha do Centro em azul.


Parte 1 – carimbos “Correio Ambulante – Linha do Centro”

Estes são os mais antigos, circulados a partir de 1879.

Imagens


Parte 2 – Carimbos “TRENS S”

Os chamados trens “S” (Serra ou Expresso) circulavam pela Linha do Centro, inicialmente no trecho Rio – Juiz de Fora. Os de numeração ímpar (S1 a S7) seguiam na direção da Corte/interior – e os de numeração par (S2 a S8) na direção da Corte.

A classificação obedece aos 7 tipos (veja as diferentes legendas) que circularam até ca.1910 quando foram substituídos pelos Ida  & Volta.

Tabela de tipos

Imagens dos trens “S”

 


Parte 3 – carimbos “IDA e VOLTA”

Esses carimbos são sui-generis ao explicitar o sentido da viagem através da legenda ida & volta ao invés das dígitos pares e ímpares dos tipos precedentes, dos quais – a julgar pelas datas – são aparentemente sucessores. Consegui encontrar algumas pistas dos significados dos códigos de letras em notas da imprensa da época, que consolidei na tabela abaixo. As células em marrom são tipos que possuo na coleção.

Observação: embora alguns tipos possam ser atribuídos às linhas 9 (Ramal de Porto Novo) e 11 (Ramal S. Paulo) eu as apresentarei aqui pelo conjunto.

Tabela de tipos (ver tabela explicativa nas imagens mais adiante)

 

Imagens dos tipos “VOLTA” (AMB 170 a 196)

 

Imagens dos tipos “IDA” (AMB 200 a 235)

Estes têm variedade muito menor que os anteriores, pois trata-se da direção côrte-interior com menor trânsito de correspondência.


 

Parte 4 – Subúrbios

A partir de 1861, para atender à crescente demanda por transporte local entre o centro e os subúrbios do Rio, começaram a circular, entre as estações da Central e Cascadura, os trens “SU” (Subúrbio) e, mais tarde os trens “SS”. Não está muito clara a abrangência geografica dos carimbos de subúrbio, que por sinal são escassos. Acredito que provavelmente estamos falando das linhas até os retornos de Madureira e Pavuna ou ainda do Ramal de Santa Cruz, todos dentro do distrito federal.

Tabela de tipos de subúrbio

 

 Imagens de carimbos ambulantes subúrbios

 

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