Domingos Martins

DOMINGOS MARTINS TN

DOMINGOS MARTINS

De origem antiga, a Freguesia de Santa Isabel foi estabelecida em 20 de novembro de 1869, subordinada a Viana. Elevada a vila em 2/10/1891 conservando o nome. Poucos meses depois, porem, foi extinta, retornando a Viana como distrito, mas reinstalada em 20 de outubro de 1893.

Há uma longa história no município de alterações de nome e da sede. Esta esteve instalada na vila de Santa Isabel (atual Isabel) até 16 de outubro de 1917, quando foi relocada para o vizinho distrito de Campinho. Enquanto isso, no início de 1900 foi inaugurada a poucos quilômetros ao sul de Santa Isabel a estação da então EF Sul do Espirito Santo que recebeu o seu nome. Essa estação foi renomeada Germânia pela Leopoldina em 1910 (homenagem aos alemães colonizadores da região), mas alterado durante a guerra para Domingos Martins em 18 de outubro de 1917 em homenagem ao centenário da morte do herói capixaba.

A ferrovia traria notável progresso para a cidade de modo que em 30 de dezembro de 1921 o município também seria renomeado Domingos Martins. Essa alteração não foi bem aceita pelo pessoal de Campinho (que permanecia como sede), de modo que em 31/03/1938 o município fosse renomeado Campinho. A reação não demorou e ainda em 1938, em 11 de novembro, tanto o município como sua sede fossem renomeados Domingos Martins, desta vez definitivamente.

Ainda hoje, no entanto, é comum que moradores de Campinho se referiram à cidade por esse nome e ao local da antiga estação como Vale da Estação. O município está subdividido em cinco distritos: Domingos Martins, Aracê, Isabel, Melgaço e Paraju.

DOMINGOS MARTINS

Carimbos de Domingos Martins

ees0016-domingos-martins

© 2015-2016 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *