Ecoporanga

ECOPORANGA TN

ECOPORANGA (ex-Joeirana)

O distrito de Ecoporanga foi criado em 29 de dezembro de 1953 com terras desmembradas de Barra de São Francisco e incorporado ao então município de Joeirana. Disputas políticas pelo controle da região (vide município de Joeirana abaixo) levaram a sede de Joeirana a ser reinstalada em Ecoporanga em 12 de janeiro de 1955.  Embora essa data seja oficialmente considerada como a de formação do município, o ato oficial do governo com alteração de nome só seria publicado em 16/10/1956.

Em 15 de setembro de 1963, chegou-se finalmente a um acordo sobre o Contestado. Por força dele, o antigo distrito de Joeirana foi cedido para Minas. O município é hoje subdividido em sete distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha. O nome, de origem indígena, tem significado controverso.

MUNICÍPIO DE JOEIRANA: o distrito de Joeirana foi criado em 31/12/1943 e desmembrado de Barra de São Francisco em 24 de dezembro de 1948 formando o município de mesmo nome. No entanto, situado em região disputada pelos estados de Minas Gerais e Espirito Santo (o chamado Contestado), levou à formação e incorporação do distrito de Ecoporanga em 1953.

Com sua antiga sede ocupada por autoridades de MG, decidiu-se transferi-la para o distrito de Ecoporanga. Nesse momento, o município de Joeirana, com sede em Ecoporanga, compunha-se dos distritos de Ecoporanga, Cotaxé, Novo Horizonte, Joaçuba e Joeirana. Pouco tempo depois, no entanto, ato do governo do ES de 16 de outubro de 1956 renomeou o município Ecoporanga. Por força do acordo sobre o Contestado em 1963, o distrito de Joeirana passou para MG, sendo incorporado pelo município de Ataléia. Curiosamente, o IBGE ao descrever a história política desse município, não menciona Joeirana nem o Contestado.

ECOPORANGA

Carimbos de Ecoporanga

ees0016-ecoporanga

© 2015-2016 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *