Iuna

IUNA TN

IUNA

Situado em zona litigiosa cujas divisas com Minas só seriam definidas em 1914, o município de Iuna tem história conturbada. Sua origem é bem antiga e está relacionada à Freguesia do Rio Pardo, criada em 14 de julho de 1859 e subordinada a Cachoeiro do Itapemirim. Elevada à vila em 24 de outubro de 1890 como Rio Pardo, nome que manteria até 31 de dezembro de 1943 quando foi renomeada Iuna, seu nome atual.

Várias modificações aconteceram em seu território ao longo do século XX. A primeira delas quando três distritos foram desmembrados em 1912 para formar o município de Marechal Hermes (veja história abaixo). Por ocasião do acordo de divisas assinado em 30 de novembro de 1914, os distritos de Bom Jesus e Chalé foram transferidos para Minas Gerais. Ao final do século, foram desmembrados também os distritos de Ibatiba (1981) e Irupi (1991) para formar os municípios de mesmo nome. O município está hoje subdividido em cinco distritos: Iúna, Pequiá, Perdição, Santíssima Trindade e São João do Príncipe.

No entanto, isso tudo resultou em um mapa complicado, sem continuidade geográfica. Parte do município faz fronteira com Minas e outra com Muniz Freire. Um estreito corredor com o vizinho Ibitirama faz a ligação entre os dois. Além disso, parte de seu território compõe o Parque Nacional do Caparaó. Alguns dos picos mais altos do Brasil ficam aí situados. Iuna significa rio preto.

IUNA

 

MUNICÍPIO DE MARECHAL HERMES: em 10 de abril de 1914 os distritos de Bom Jardim, São Manoel do Mutum e São Sebastião do Ocidente foram desmembrados de Iuna para formar o novo município. No entanto, o acordo de divisas celebrado entre os estados de MG e ES em 30 de novembro de 1914 previa a transferência desse território para o estado de Minas, onde formou o munícipio de Mutum.

MARECHAL HERMES TN

MARECHAL HERMES (ES)

 

© 2015-2106 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *