Jeronimo Monteiro

JERONIMO MONTEIRO TN

JERONIMO MONTEIRO (ex-Vala do Souza)

Sua origem é o povoado de Cachoeiro das Flores, elevado a distrito de Vala do Souza em 11 de janeiro de 1895 e subordinado a Alegre.  Foi emancipado em 29/12/1953, formando o munícipio de Vala do Souza. Este teve no entanto vida efêmera, pois uma decisão do STF de 4 de outubro de 1955 anulou o ato de criação; o distrito é reincorporado a Alegre, agora com o nome de Jeronimo Monteiro (homenagem ao ex-governador do estado). Novamente emancipado em 28 de novembro de 1958, manteve o nome de Jeronimo Monteiro e é constituído do distrito sede.

JERONIMO MONTEIRO

Estação de Vala do Souza: o atual território do município, ainda subordinada a Alegre, foi atravessado pela EF Sul do Espirito Santo (a mais antiga do estado), que aí construiu a estação de Vala do Souza, inaugurada em 16 de setembro de 1887. A história, segundo o IBGE, é curiosa. Um grande fazendeiro da região doou terras em sua fazenda Cristal e construiu o prédio da estação (conhecida como Parada Cristal), que doou à EF. Apesar disso, a Companhia decidiu construir uma segunda estação dois quilômetros abaixo, com o nome de Sabino Pessoa. O vilarejo passou a ser conhecido pelos dois nomes.

© 2015-2016 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

4 ideias sobre “Jeronimo Monteiro

  1. segundo o que dizia minha VO MATERNA ALI PELOS 40 ELA VINHA VISITAR SUA FILHA MORADORA DESTA REGIAO , A ESTAÇAO ERA ONDE MAIS OU MENOS E A RESIDENCIA DO SR, AVIDES, ISTO E, DEPOIS DA AGENCIA BANESTE SENTIDO ALEGRE. OUVINDOISTO, MINHA MAen IA A C aSA DE UMA CABELEREIRA CHAMADA SR. ENEDINA, ONDE E UMA ESCOLA DE INFORMATICA E AO LADO SENTido CACHOEIRO AINDA HAVIA UMA AREA CIMENTADA E MAIS NOS FUNDO UMA CA COMPRIDA. segundo ela era a plataforma da 1 estaçao. isto, ja nos anos 58. ;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *