Linhares

LINHARES TN

LINHARES

Linhares é um dos sete municípios mais antigos do estado. A freguesia é de 26 de agosto de 1818, que seria elevada à vila em 2 de abril de 1833. Seu imenso território ia do Atlântico à divisa com Minas Gerais e abrangia todo o curso capixaba do Rio Doce, às margens do qual ficava a sede, nomeada em homenagem ao Conde de Linhares.

Ao final do século XIX a vila entra em decadência, à medida que progride a vila de Colatina, à montante no mesmo rio, cuja economia se desenvolve pela colonização italiana, o cultivo do café e a abertura da EF Vitoria a Minas, que chega à cidade em 1906. A situação culmina com a elevação de Colatina a município em 30 de dezembro de 1921 e, ainda pior, englobando a antiga sede e seu território, que passa a ser distrito de Colatina.

A situação só se reverteria a partir dos anos 1930 com a construção de uma rede rodoviária que ligará Linhares à Vitoria e a São Mateus ao norte. Em 31 de dezembro de 1943 o distrito de Linhares é novamente elevado à município. Hoje, é formado por cinco distritos: Linhares, Bebedouro, Desengano, Regência e São Rafael.

LINHARES

Carimbos de Linhares

ees0023-linhares

© 2015-2106 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *