Mantenopolis

MANTENOPOLIS TN

MANTENÓPOLIS (ex-Ametista)

A origem de Mantenópolis está entrelaçada com a criação do município de Ametista. A região estava situada na área do Contestado, com terras disputadas pelos Estados de Minas e Espirito Santo.

O distrito de Mantenópolis foi criado em 24 de dezembro de 1948 com território desmembrado de Barra de São Francisco para compor o novo município de Ametista, criado nessa mesma data (vide abaixo). Em 29 de dezembro de 1953 uma cheia do rio São Mateus destruiu a sede do município de Ametista, que foi transferida para Mantenópolis, adotando esse nome. Ametista passaria a distrito do novo município.

Em 15 de setembro de 1963, por força do acordo de divisas entre os dois estados, os distritos de Ametista e Limeira são desmembrados e transferidos para o estado vizinho, compondo o município de Mantena. Atualmente o município está subdividido em quatro distritos: Mantenópolis, Santa Luzia de Mantenópolis, São Geraldo e São José de Mantenópolis. O nome do município significa “cidade de terra boa”.

MUNICÍPIO DE AMETISTA: o distrito de Ametista foi criado em 31/12/1943 e desmembrado de Barra de São Francisco em 24 de dezembro de 1948 para formar o município de mesmo nome. Nessa mesma data, os territórios de Mantenópolis e Limeira também foram desmembrados para compor o novo município, sendo Mantenópolis elevado a distrito. No início dos anos 1950 uma enchente do Rio São Mateus praticamente destruiu a cidade de Ametista. Decidiu-se então mudar a sede do município para Mantenópolis, que assumiu esse nome, em 29/12/1953. Como veremos na história do município de Mantenópolis, os distritos de Limeira e Ametista foram transferidos para MG por força do acordo de 15/09/1963.

MANTENOPOLIS

 

© 2015-2106 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *