Mimoso do Sul

MIMOSO DO SUL TN

MIMOSO DO SUL (ex-São Pedro de Itabapoana, ex-Monjardim, ex-Mimoso, ex-João Pessoa)

Sua origem é a Freguesia de São Pedro de Alcântara, nomeada distrito de São Pedro de Itabapoana em 26 de novembro de 1863, subordinado a Cachoeiro de Itapemirim. Em 29 de julho de 1887 é elevada a município, mantendo o nome.

Na segunda metade do século XIX, a produção de mercadorias do sul do Espirito Santo era escoada por via fluvial, especialmente pelo rio Itabapoana. O porto de Limeira estava situado no limite do trecho navegável, não muito distante de Ponte do Itabapoana. Nesse período, o porto cresceu em importância, chegando a ser a sede do então distrito de Cachoeiro do Itapemirim. No entanto, a ferrovia chegou a Santo Eduardo (RJ) em 1879, tendo cruzado o rio e inaugurado a estação de Ponte do Itabapoana em 1893. Com isso, esse local logo passou a ser a via preferencial de escoamento dos produtos agrícolas. Sua crescente importância foi logo seguida pelo movimento pela independência.

MUNICÍPIO DE PONTE DO ITABAPOANA: instalado entre 1895 e 1900, seu território abrangia aproximadamente os atuais distritos de Ponte do Itabapoana, Dona América e São Jose das Torres. No entanto, o município foi extinto em 3 de janeiro de 1930 e reincorporado, junto com seus distritos, a São Pedro do Itabapoana.

Continuando a história de São Pedro, em 5 de junho de 1890 São Pedro seria elevado à cidade, com a nova denominação de Monjardim (uma homenagem ao barão de Monjardim). A reação não demorou e o nome tradicional foi restabelecido em 1º de março de 1892. Em 3 de janeiro de 1930, lei estadual extingue e reincorpora o munícipio de Ponte de Itabapoana. Ao mesmo tempo, transfere a sede do município para a vila de Mimoso, nome que o munícipio adotaria. Mas não por muito tempo, pois em 26 de novembro do mesmo ano, Mimoso é elevada a cidade e adota o nome de João Pessoa. Esses últimos movimentos foram certamente decorrentes da intervenção política da revolução de 1930 no Estado do Espirito Santo.

Finalmente, em 31 de dezembro de 1943 a cidade e o município são definitivamente renomeados Mimoso do Sul. Seus atuais distritos são sete: Mimoso do Sul, Conceição do Muquí, Dona América, Ponte do itabapoana, Santo Antônio do Muquí, São José das Torres e São Pedro de Itabapoana.

MIMOSO DO SUL

 

ESTAÇÃO DE ITABAPOANA, ANTIGA SANTO EDUARDO (EES #825 e 826)

Há uma certa confusão entre as estações (e agências) de Santo Eduardo e Itabapoana com as homônimas no município vizinho de Campos, Estado do Rio. O texto pode ser lido no menu Agências Ferroviárias do RJ, na LINHA 51 daquele estado. Um link direto para essa página está abaixo:

Estação de Itabapoana

Carimbos de Mimoso do Sul

ees0025-mimoso-do-sul

 

© 2015-2106 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *