Piuma

PIUMA TN

PIUMA

Os municípios de Iconha e Piúma possuem história entrelaçada. A origem de ambos é a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Piúma, estabelecida no litoral em 4 de maio de 1883 e elevada à vila em 2 de janeiro de 1891, desmembrada de Benevente. Com a chegada de imigrantes, o interior conhece rápido desenvolvimento, tornando o distrito de Iconha importante centro do comércio de café da região, enquanto o litoral entrava em decadência. Assim, em 18 de novembro de 1904 decidiu-se transferir a sede do município de Piuma para o distrito de Iconha que acabou por nomear também o município em 3 de julho de 1924.

Piuma nessa data passou a constituir um distrito que seria desmembrado de Iconha em 24 de dezembro de 1963, para constituir o novo município de Piuma – voltando de certa forma às origens.

 

Histórico de distritos

  • Nossa Senhora da Conceição de Piuma (1883) subordinada a Benevente
    • Piuma (1891) elevado a município
    • Município renomeado Iconha em 1924
    • Piuma, distrito de Iconha em 1924
    • Desmembrado de Iconha em 1963 para formar novo município de Piuma
  • Aghá (1963)

 

Planilha de agencias

 

**

HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS

O Município de Piúma é o menor do estado. Seu balneário possui 8 km de praias e é cercada por quatro pequenas ilhas: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, formando belíssimas paisagens naturais. Na imagem acima, vê-se ao fundo o monte Aghá, sede de seu distrito.

O município é considerado o maior produtor de conchas do país, devido ao encontro de correntes marítimas quentes e frias na região favorecendo a reprodução dessa espécie. O artesanato de conchas de Piúma é famoso internacionalmente.

**


Piúma – Local 1 no mapa


 

 

A nota ao lado é da edição de 23 de janeiro de 1873 do jornal O Espirito-Santense comunicando a nomeação do agente do correio de Piuma, conforme oficio n.890 do Diretor Geral dos Correios datado de 12 de dezembro de 1872 – data que adotei como criação dessa agencia, uma das mais antigas do estado.

 

EES 961 – Piuma (1872 – )

 

 


© 2015-2022 www.agencias postais.com.br (atualizado em maio de 2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.